top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

Química- Professora Claudia Regina (2°A). 04/05-08/05

Conteúdo: Estequiometria.


O que é Estequiometria?

Estequiometria é o cálculo que permite relacionar as quantidades de reagentes e produtos que estão envolvidos em uma reação química. Ela compreende cálculos matemáticos simples para conhecer a proporção correta de substâncias a serem usadas.

Esse cálculo é feito com base nas leis das reações e é executado, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondentes. Nas reações químicas, as substâncias reagem entre si originando produtos em proporções específicas. Desse modo, é possível calcular quanto de produto será formado, ou o rendimento da reação. Se quisermos determinado rendimento, podemos também calcular quanto deverá ser utilizado de reagente.

Lembre-se, reagentes são as substâncias que estão reagindo para formar outra substância, que chamamos de produto. Essas reações são regidas por leis muito importantes, são as Leis Ponderais. Vamos a elas:

· Lei de Lavoisier: Também chamada de “Lei de Conservação das Massas”. Baseia-se no seguinte princípio: “A soma das massas das substâncias reagentes em um recipiente fechado é igual à soma das massas dos produtos da reação“.

· Lei de Proust: Também chamada de “Lei das Proporções Constantes”. Ela baseia-se em “Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa”.

Dessa forma, átomos não são criados ou destruídos em uma reação química. Logo, a quantidade de átomos de determinado elemento químico deve ser a mesma nos reagentes e nos produtos.


Questões sobre Estequiometria

1-)Num recipiente foram colocados 15g de ferro e 4,8g de oxigênio. Qual a massa de Fe2O3 formada após um deles ser completamente consumido? (Fe = 56; O = 16).

a) 19,8g b) 16,0g c) 9,6g d) 9,9g e) 10,2g

2-) A combustão do gás amoníaco (NH3) é representada pela seguinte equação:

2 NH3(g) + 3/2 O2(g) → N2(g) + 3 H2O(ℓ)

A massa de água, em gramas, obtida a partir de 89,6 L de gás amoníaco, nas CNTP, é igual a: (Dados: massa molar (g/mol) – H2O = 18; volume molar nas CNTP = 22,4 L.)

a) 216 b) 108 c) 72 d) 36

3-)Há várias décadas, o ferro apresenta grande demanda em função de sua utilização nas indústrias como, por exemplo, na automobilística. Uma das principais matérias-primas utilizadas para a sua obtenção é um minério cujo teor em Fe2O3 (hematita) é de cerca de 80%. O ferro metálico é obtido pela redução do Fe2O3 em alto-forno. Dadas as massas molares para o oxigênio (16 g/mol), o ferro (56 g/mol) e a hematita (160 g/mol), e considerando-se que a reação de redução apresente um rendimento de 100%, a quantidade, em toneladas, de ferro metálico que será obtida a partir de 5 toneladas desse minério é igual a:

a) 2,8. b) 3,5. c) 4,0. d) 5,6. e) 8,0.

O acetileno, gás utilizado em maçaricos, pode ser obtido a partir do carbeto de cálcio (carbureto) de acordo com a equação

CaC₂ + 2H₂O ⇒ Ca(OH)₂ + C₂H₂

4-)Utilizando-se 1 kg de carbureto com 36% de impurezas, o volume de acetileno obtido, nas CNTP, em litros, é de aproximadamente

a) 0,224 b) 2,24 c) 26 d) 224 e) 260

Material Complementar:

8 views0 comments

Comments


bottom of page