DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
O Estado Liberal
O chamado Estado Liberal surgiu no século XVIII como uma reação ao Absolutismo (concentração de poderes nas mãos dos reis), tendo como valores principais o individualismo, a liberdade e a defesa da propriedade privada. Ganhou projeção como adversário da concentração do poder pelo Estado, principalmente no que dizia respeito às atividades econômicas, no contexto do chamado capitalismo concorrencial. Nessa fase do Capitalismo, os resquícios feudais foram sendo extintos, enquanto o chamado capital industrial se implantava e o trabalho assalariado tornava-se fundamental para o desenvolvimento da indústria.
O Estado Liberal se apresentava como representante de toda a sociedade, tendo o papel de guardião da ordem: não lhe caberia intervir nas relações entre os indivíduos mas manter a segurança para que todos pudessem desenvolver livremente suas atividades. Com a criação do Estado Liberal, criou-se a separação entre as esferas pública e privada.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 - Segundo o texto, quais são os princípios do Estado Liberal?
02 – De acordo com o texto, o Estado Liberal deve intervir nas ações dos indivíduos?
RECURSOS: O principal recurso utilizado será a leitura do texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Os alunos deverão enviar as respostas por escrito, registradas em forma de trabalho, com nome completo, série, nome da disciplina e título do trabalho para o e-mail profjulioba@gmail.com para posterior correção e devolutiva.
Comentarios