DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Pobreza Relativa
Numa economia organizada e globalizada como a nossa, de maneira geral, os índices adquirem grande importância como elementos capazes de medir características presentes em diferentes grupos sociais e populações. Tais índices desempenham papel relevante no jogo das relações entre pessoas, grupos e países. Analfabetismo, dívida externa, renda per capita, produto interno bruto são medidas de análise frequentes para a classificação das regiões e países. Com esse recurso estatístico, a pobreza deixa de ser algo abstrato para se tornar uma grandeza.
Pessoas, grupos sociais e países passam a ser considerados pobres não só em relação a si mesmos, às dificuldades em atingir seus objetivos, em satisfazer as próprias necessidades e melhorar as condições de vida, como também em relação aos outros grupos ou países, com os quais são permanentemente comparados.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
Os alunos devem responder as seguintes questões:
01 – O texto nos mostra qual é o papel dos índices na definição das características das sociedades. Quais são os índices que são dados como exemplo no texto?
02 – Você acredita que a definição desses índices é oque define a existência da pobreza nos diversos países? Justifique sua resposta.
RECURSOS: O principal recurso utilizado será a leitura do texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Os alunos deverão enviar as respostas por escrito, registradas em forma de trabalho, com nome completo, série, nome da disciplina e título do trabalho para o e-mail profjulioba@gmail.com para posterior correção e devolutiva.
Comments