DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto, adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Sociedade Salarial Está no Fim?
Até há pouco tempo, o trabalhador podia entrar numa empresa, trabalhar anos seguidos e aposentar-se nela. Era o chamado posto fixo de trabalho. Atualmente, isso está desaparecendo, conforme explica o sociólogo francês Robert Castel, em seu livro A Metamorfose da Questão Social. Esse sociólogo mostra que, na França, a situação citada acima está dando lugar a uma nova sociedade, onde ele destaca 04 aspectos que estão se generalizando:
- A desestabilização dos estáveis. As pessoas que tem emprego estão sendo “invalidadas” por vários motivos;
- A precariedade do trabalho, relacionada ao enorme desemprego presente nos últimos anos;
- O déficit (falta) de vagas no mercado de trabalho. Não há postos de trabalho para todos, nem para os mais velhos nem para os mais novos;
- A qualificação do emprego. Há tantas exigências para a formação do trabalhador que se cria uma situação aparentemente sem solução.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte pesquisa:
O texto nos mostra como a situação do trabalhador em geral vem se precarizando nos últimos tempos. À partir da leitura do texto e de pesquisa na internet, vamos à um momento de reflexão: produza um texto com no mínimo 10 linhas, explicando COMO O DESEMPREGO AFETA A VIDA DO TRABALHADOR NA SOCIEDADE CAPITALISTA ATUAL.
RECURSOS: O principal recurso utilizado será a análise do texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
OS EDUCANDOS DEVERÃO ENVIAR A ATIVIDADE CONTENDO NOME COMPLETO, SÉRIE E NÚMERO NA CHAMADA PARA O EMAIL profjulioba@gmail.com PARA CORREÇÃO E POSTERIOR DEVOLUTIVA.
Comments