DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto, adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Fordismo – Taylorismo: Uma Nova Forma de Organização do Trabalho
No século XX, o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas produtivos deu origem a uma divisão do trabalho muito bem detalhada e encadeada. Essa nova forma de organização do trabalho tornou-se conhecida como Fordismo, numa referência à Henry Ford (1863-1947), criador da indústria de automóveis Ford. Foi ele quem, à partir de 1914, implantou em sua fábrica de automóveis um modelo que seria seguido por muitas outras indústrias, a ponto de representar uma nova etapa da produção industrial.
Já no final do século XIX, Frederick Taylor (1865-1915), em seu livro Princípios de Administração Científica, propunha a aplicação de princípios científicos na organização do trabalho, buscando uma maior racionalização do processo produtivo. O Fordismo e o Taylorismo tornaram-se um modelo para o aumento da produtividade nas empresas, através da modificação na organização do trabalho.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 – De acordo com o texto trabalhado, o Fordismo influenciou a produção industrial no início do século XX? Justifique sua resposta.
02 – Com a criação do Fordismo e do Taylorismo, como novas formas de organização do trabalho, quais foram as consequências para as empresas em geral?
RECURSOS: O principal recurso utilizado será a análise do texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
OS EDUCANDOS DEVERÃO ENVIAR A ATIVIDADE CONTENDO NOME COMPLETO, SÉRIE E NÚMERO NA CHAMADA PARA O EMAIL profjulioba@gmail.com PARA CORREÇÃO E POSTERIOR DEVOLUTIVA.
Comments