DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Teorias Sociológicas Clássicas sobre o Estado – Émile Durkheim
Ao analisar a questão da Política e do Estado, Émile Durkheim, importante sociólogo francês, teve como referência fundamental a sociedade francesa do seu tempo. Como sempre, Durkheim esteve preocupado com a coesão social ou harmonia social. Para ele, o Estado é fundamental numa sociedade que fica cada dia maior e mais complexa, devendo estar acima das organizações comunitárias.
Durkheim dizia que o Estado “concentrava e expressava a vida social”. Sua função seria principalmente moral, pois ele deveria realizar e organizar o ideário do indivíduo e assegurar-lhe pleno desenvolvimento. E isso se faria por meio da educação pública voltada para uma formação moral sem fins conceituais e religiosos. De acordo com aquele sociólogo, o Estado não é antagônico ao indivíduo.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 – Para Émile Durkheim, sociólogo citado no texto, qual seria a principal função do Estado?
02 – Na visão de Durkheim, a educação pública é importante? Justifique sua resposta.
RECURSOS: O principal recurso utilizado será a leitura do texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Os alunos deverão enviar as respostas por escrito, registradas em forma de trabalho, com nome completo, série, nome da disciplina e título do trabalho para o e-mail profjulioba@gmail.com para posterior correção e devolutiva.
Comments