DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto extraído do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Violência e a Desigualdade Social
Para entendermos o fenômeno da violência devemos analisar uma das principais questões do novo milênio nos países dependentes como o nosso: a questão da desigualdade social. O Capitalismo, é essencialmente excludente, como demonstrado pelo filósofo Karl Marx durante o Século XIX. Assim, a desigualdade e a exclusão social não são fenômenos novos. Pelo contrário, elas são inerentes ao processo de concentração do capital pelos grupos sociais.
A novidade é motivada pelo fato de que a nova forma de organização da produção capitalista produz seres descartáveis em todas as áreas da vida social, trabalhadores que não encontram mais empregos em suas profissões devido à automação e à robotização. São trabalhadores com pouca qualificação profissional condenados para sempre à informalidade, são mulheres discriminadas, jovens impossibilitados de ter educação básica e um primeiro emprego, sem-terras que não tem direito de plantar em terras improdutivas e assim por diante.
Após a leitura do texto acima, os estudantes deverão realizar o seguinte trabalho:
O texto acima nos mostra como as más condições econômicas das pessoas no Capitalismo levam as mesmas à uma precária inclusão no mercado de trabalho. À partir dessas ideias e também de pesquisa na internet, produza um texto com no mínimo 10 linhas falando sobre a relação entre a DESIGUALDADE SOCIAL E A VIOLÊNCIA na atual sociedade.
RECURSOS: O principal recurso utilizado será a análise de texto extraído do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
OS EDUCANDOS DEVERÃO ENVIAR A ATIVIDADE CONTENDO NOME COMPLETO, SÉRIE E NÚMERO NA CHAMADA PARA O EMAIL profjulioba@gmail.com PARA CORREÇÃO E POSTERIOR DEVOLUTIVA.
Comments