DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Cultura e Civilização
Em seu livro O Processo Civilizador, o sociólogo Norbert Elias defende que, mais do que pela “natureza humana”, o ser humano se define por meio da relação com o outro – ou seja, ele se faz humano e se torna membro da humanidade. Incompleto e dependente, até no aspecto biológico, ao nascer, o ser humano se humaniza porque necessita da família e das relações sociais do seu grupo para se constituir. Ele depende, portanto, de seu contexto cultural e social.
Nesse sentido, é a cultura de uma sociedade que define os parâmetros do bem e do mal, do justo e do injusto, do licito e do ilícito. Envolto nessa relação com sua cultura, o indivíduo pode se adaptar, se sujeitar ou se rebelar. Ainda segundo Elias (sociólogo citado acima), os ocidentais, por exemplo, nem sempre se comportaram da maneira como fazem hoje: alguns atributos que consideramos típicos do sujeito “civilizado” resultaram de lentas transformações por meio das quais suas condutas, comportamentos e costumes foram sendo criados socialmente.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
O texto nos mostra a definição de cultura na visão do sociólogo Norbert Elias e a influência da cultura na definição do comportamento dos indivíduos no Ocidente. À partir desse conteúdo, realize uma pesquisa na internet e produza um texto com no mínimo 10 linhas explicando o significado de CULTURA para o citado sociólogo Norbert Elias.
RECURSOS: O principal recurso utilizado é o texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Os alunos deverão enviar o trabalho contendo nome completo, série e número da chamada para o e-mail profjulioba@gmail.com para correção e devolutiva.
Comentarios