DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
As Bases do Trabalho na Sociedade Moderna
Com o fim do período medieval e a emergência do mercantilismo e do capitalismo, o significado do trabalho “mudou de figura”. Se antes ele era visto como uma atividade penosa e torturante, passou aos poucos a ser considerado algo positivo. Isso aconteceu porque, não sendo mais possível contar com o serviço compulsório, foi preciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era algo bom; dizia-se que somente assim todos sairiam beneficiados.
Para mudar a concepção de trabalho (de atividade vil para atividade que dignifica o homem) algumas instituições deram sua colaboração. Primeiro, casa e local de trabalho foram separados; depois, separaram o trabalhador de seus instrumentos; por fim, tiraram dele a possibilidade de conseguir a própria matéria-prima. Os comerciantes e industriais que haviam acumulado riquezas passaram a financiar, organizar e coordenar a produção de mercadorias.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 – Com o final do período medieval, o trabalho começou à ser visto como algo positivo. Explique o motivo dessa mudança de significado.
02 – Com o surgimento da sociedade moderna, qual se tornou o papel dos comerciantes e industriais (que tipo de atividade eles começaram a realizar?)?
RECURSOS: O principal recurso utilizado será a análise do texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
OS ALUNOS DEVERÃO ENVIAR A ATIVIDADE CONTENDO NOME COMPLETO, SÉRIE E NÚMERO NA CHAMADA PARA O EMAIL profjulioba@gmail.com PARA CORREÇÃO E POSTERIOR DEVOLUTIVA.
Comments