DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
O Estado do Bem-Estar Social
O bloco dos países capitalistas, após a Segunda Guerra Mundial, tentou reconstruir a economia ocidental sob novas bases. Disseminou-se então a forma de organização estatal chamada de Estado do Bem-Estar Social (Welfare State) ou simplesmente Estado Social. Esse modelo permitia enfrentar, por um lado, os movimentos dos trabalhadores que exigiam melhores condições de vida e, por outro, as necessidades do Capital (comerciantes, industriais, banqueiros, etc.) que buscava alternativas para a construção de uma nova ordem econômica mundial, diante do bloco socialista.
O Estado do Bem-Estar Social tinha como característica básica a intervenção estatal nas atividades econômicas, regulando-as, subsidiando-as, executando grandes investimentos e obras em áreas como a Educação, a Saúde Pública, Infraestrutura, etc, redistribuindo rendimentos, visando sempre, pelo menos teoricamente, ao bem-estar da maioria da população.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 – Explique conforme o texto, qual é a principal característica do chamado Estado do Bem-Estar Social.
02 – O Estado do Bem-Estar Social atendia tanto aos interesses da classe trabalhadora como da classe dos empresários? Justifique sua resposta.
RECURSOS: O principal recurso utilizado será a leitura do texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Os alunos deverão enviar as respostas por escrito, registradas em forma de trabalho, com nome completo, série, nome da disciplina e título do trabalho para o e-mail profjulioba@gmail.com para posterior correção e devolutiva.
Comentarios