DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Família Patriarcal no Brasil
O grupo familiar é dinâmico e tanto sofre influências do contexto social em que se insere quanto contribui para promover ou apoiar mudanças no meio. Dessa forma, entende-se por que a família nem sempre foi como a vivemos hoje. Hoje, ela divide a função de socialização e de transmissão de valores e comportamentos com a escola, os meios de comunicação, as redes sociais e outras instâncias sociais. No período do Brasil colonial e imperial, por exemplo, a situação era diferente.
No Brasil houve um tipo de dominação entre colonizadores e indígenas em que a união entre homens portugueses e mulheres indígenas significou a multiplicação de filhos fora do casamento. A exploração sexual e do trabalho das mulheres negras pelos colonizadores também foi uma relação desigual que resultou em inúmeras relações interétnicas. Os grupos de elite entre colonizadores portugueses importaram para o Brasil oque
chamamos de família patriarcal, um modelo em que a autoridade é do patriarca e passa apenas a seus filhos homens.
Após a leitura do texto, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
O texto nos demonstra o que é a família como instituição social e também que no Brasil se instalou a chamada família patriarcal, onde o homem tornou-se a figura central na questão da dominação política.
À partir desse conteúdo, produza um texto com no mínimo 10 linhas, explicando o significado da instituição patriarcado. Para produzir esse texto, os alunos poderão realizar pesquisa na internet ou em livros.
RECURSOS: O principal recurso utilizado é a utilização do texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Os educandos deverão enviar o trabalho contendo nome completo, série e número da chamada para o e-mail profjulioba@gmail.com . Como segunda opção poderão o trabalho por escrito no retorno das atividades presenciais.
Comentários