8° serie A Prof Amanda SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE COM RELAÇÃO AO CORONAVÍRUS - SINTOMAS E PREVENÇÃO. Para infectar uma pessoa, o vírus precisa sair de um doente e entrar no organismo de outra pessoa. Ao tossir, falar ou espirrar, por exemplo, o vírus se espalha por meio das gotículas. Você sabe qual é a relação dessas imagens? Comente sobre a relação delas.
*Primeira imagem um vírus, segunda são sabonetes e na terceira uma superfície engordurada Leia atentamente o texto e responda as perguntas abaixo. As bactérias e boa parte dos vírus têm capas de gordura, chamadas de membrana e envelope, respectivamente. A função dessa capa é proteger o micro-organismo do ambiente. O sabão rompe essa proteção, fazendo com que essas bactérias e vírus morram. Eles ainda são eliminados pelo sabão, mas por um outro mecanismo, que é a interação com as proteínas que compõem esses micro-organismos. A ação do sabão sobre os vírus costuma ser imediata, mas a eficiência também depende da concentração de germes em locais como as mãos. Para garantir a limpeza em toda a área, recomenda-se lavar as mãos de maneira lenta e atenciosa como vem sendo divulgado em vários canais midiáticos. É bem provável que você tenha visto algum vídeo que explica essa ação do sabão. Feito para educar crianças a lavarem as mãos, ele costuma mostrar uma pessoas colocando o dedo na água com pimenta moída —a pimenta serve para ilustrar os vírus espalhados. Ao adicionar sabão ou detergente no dedo e colocá-lo de volta na água, as partículas "fogem". Na verdade, os vírus não fogem é só uma maneira didática de mostrar a importância de higienizar as mãos. Link de um dos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=483CpbIPgtI No exemplo, a "sujeira" se afasta do dedo porque o sabão consegue romper a tensão superficial da água que está ao redor do dedo. As moléculas de água mais afastadas não tiveram sua tensão rompida, por isso se contraem na direção oposta ao dedo, levando consigo a "sujeira".
Outra substância bastante usada para a higiene das mãos é o álcool gel. Em contato com a proteína que compõe os vírus, ele provoca a chamada desnaturação proteica. Esse processo, basicamente, significa expor as proteínas a um meio diferente do qual elas foram geradas, o que gera um efeito parecido com o de uma coagulação. Mesmo sendo extremamente eficiente para acabar com micro-organismos, o álcool gel não é a substância ideal para ser usada em todas as situações. "Ao contrário da água e do sabão, o álcool gel não promove a remoção mecânica. Além disso, ele precisa ser usado com cuidado, já que há risco de acidentes, como quando alguém não espera ele secar e acaba passando a mão nos olhos. Aqui, valem duas dicas. A primeira é observar a sujeira das suas mãos: se ela é, de alguma forma visível, o ideal é usar água e sabão, não o álcool. A outra é pensar no álcool gel como um complemento para limpeza, para ser usado após lavar as mãos com água e sabão ou quando não há acesso a uma pia. E nunca como meio de higiene principal. Texto adaptado dos sites: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/16/aguae-sabao-entenda-a-quimica-que-torna-a-lavagem-de-maos-tao-eficaz.htm 1. Já sabemos que a melhor prevenção é lavar as mãos, que pode ser feita com sabonete líquido, sabonete em barra (uso individual), detergente e em últimos casos até shampoo, uma vez que esses produtos são capazes de remover gorduras presente nas superfícies. Descreva o porquê esse procedimento é importante para matar o agente causador do corona vírus. 2. Há circulando na rede, diversas receitas caseiras de álcool gel, prometendo eficiência e garantindo segurança. Todos devemos saber que isso é uma pratica perigosa e que pode piorar a situação ao invés de eliminar o vírus pode potencializar sua proliferação e infecção, além das substâncias poderem causar irritação na pele. Qual é a melhor forma se prevenir, considerando o preço inacessível algumas vezes e também a falta do produto? 3. Faça uma pesquisa e responda: Porque a concentração de 70° de álcool gel é a única que realmente mata os microrganismos e qual o mecanismo que permite a morte dos mesmos? Porque a concentração de 100° de álcool não é eficiente para esse fim?
Comentários