top of page

Atividades de Ciências

Writer's picture: Escola Lydia YvoneEscola Lydia Yvone

Professora Renata 6 Ano A/B




Como estudado em sala de aula, vimos que os objetos podem ser feitos de diferentes materiais, no quadro acima registre do que é feito cada objeto:

MISTURAS

Fazer uma mistura é um procedimento extremamente rotineiro em nossas vidas. Com certeza, todos nós já fizemos uma ou várias. Quer ver um exemplo? O “arroz com feijão” de cada dia ou, quem sabe, a maionese e o catchup em um sanduíche. Mas você sabe a definição de mistura?

A mistura é simplesmente a união de duas ou mais substâncias diferentes. De acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, união significa junção, adesão ou contato.

Todas as vezes que um material entrar em contato com outro, teremos a formação de uma mistura. Muitas pessoas têm o hábito de dizer que uma mistura só acontece quando um dos materiais envolvidos dissolve-se (como é o caso do sal na água) e que água e óleo não se misturam porque o óleo não se dissolve na água. Como uma mistura é a união de dois ou mais materiais e a água está em contato com o óleo (unidos), água e óleo formam sim uma mistura, mesmo que não haja dissolução.



Como água e óleo estão juntos em um mesmo recipiente, eles formam uma mistura

Resumindo: qualquer material mistura-se com qualquer outro material, independentemente se há dissolução ou não. Já que tudo se mistura, o que temos que conhecer é a forma como as misturas são classificadas, isto é, sua classificação em homogêneas ou heterogêneas.

⇒ Mistura homogênea:

É a mistura que apresenta apenas uma única fase. Formamos uma mistura homogênea todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos. Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e, ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase. Veja alguns exemplos de misturas homogêneas:

Observação: A fase é um aspecto visual. Esse aspecto pode ser uma cor diferente ou um estado físico diferente. Por exemplo: a mistura de água sólida (gelo) com álcool líquido apresenta duas fases.

⇒ Mistura heterogênea:

É a mistura que apresenta duas ou mais fases. Sempre é formada quando um ou mais materiais que foram adicionados não se dissolveram em outro. Por exemplo, se adicionarmos areia e isopor na água, nenhum dos dois se dissolverá. Como podemos ver claramente na mistura a água, a areia e o isopor, temos três fases. Veja alguns exemplos de misturas heterogêneas:

· água e petróleo;

· água e isopor;

· óleo e sal.



1) Cite 5 misturas homogêneas e 5 heterogênea:

2) O que é mistura?

3) Faca uma mistura homogênea e heterogênea, descreva o procedimento e o resultado:

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

A grande maioria dos materiais ao nosso redor é formada por misturas. Por exemplo, a água do mar não é formada só por água, mas ela está cheia de sais minerais que as águas das chuvas e os rios retiraram ao passar por rochas, além de micro-organismos, areia e gases dissolvidos nela. O solo é uma mistura de areia, sais minerais e materiais orgânicos (materiais com carbono oriundos de animais e vegetais). O próprio ar que respiramos também é uma mistura de vários gases, sendo que os principais são o gás nitrogênio e o gás oxigênio. Até vapor de água há no ar!

Por isso, é muito raro encontrar na natureza algum material puro. Se quisermos obtê-lo, temos que realizar a separação de misturas.

Existem vários tipos de métodos usados em laboratórios de ciências e em indústrias para separar os materiais que estão misturados. Cada método depende do tipo de material que desejamos obter e do tipo de mistura que se quer separar.

Vamos tomar como exemplo a própria água do mar. Um dos sais que estão misturados com a água é o sal de cozinha, que, na verdade, é chamado de cloreto de sódio, porque ele é formado pela união entre os elementos sódio e cloro (NaCl). Como o sal é separado da água para chegar às nossas casas?

O método usado chama-se evaporação. A evaporação é a passagem lenta da água do estado líquido para vapor. Então, é exatamente isso que é feito para separar uma mistura formada por um líquido e um sólido. Ela é deixada em repouso ou é aquecida até que a parte líquida evapore, ou seja, passe para o estado de vapor ou gasoso, enquanto o sólido é obtido.

Por exemplo, imagine uma mistura de sal e água. Se você colocar para aquecer no fogão, com o tempo, a água ferverá e secará, ficando somente o sal na panela.

No caso da obtenção do sal de cozinha, a água do mar é represada em tanques rasos chamados de salinas. Com o passar do tempo, o calor do sol e o vento fazem com que lentamente a água comece a evaporar. O sal então se cristaliza e é separado.


Com a evaporação da água do mar nas salinas, o sal de cozinha é obtido

Esse processo de separação de misturas é também chamado de cristalização, porque a água possui outros sais misturados com ela. Mas o sal de cozinha cristaliza-se primeiro, por isso, antes que os outros sais também se cristalizem, ele precisa ser separado.

No entanto, nesses tipos de separações de misturas, a água é perdida. E se quiséssemos usar a água para outra finalidade? Como você faria para obter o sal e a água líquida?

Nesse caso, os cientistas usam outro método de separação de misturas mais elaborado, que é a destilação, em que a água que evapora vai para um equipamento chamado condensador. Novamente, o texto Estados físicos da água e suas mudanças explicou também que a condensação é a passagem do estado gasoso (ou estado de vapor) para o estado líquido. Dentro da garrafa na figura abaixo está acontecendo uma condensação do vapor de água:


Condensação do vapor de água dentro da garrafa

Então, na destilação, quando o vapor de água que foi separado da mistura chega a esse aparelho – o condensador –, o vapor é resfriado e a água volta a ficar líquida. Desse modo, é possível obter o sal de um lado e a água de outro lado.

1) Pesquise os outros métodos de separação de misturas e escreva em seu caderno:

Transformações químicas

Se pararmos para observar direitinho, tudo que está ao nosso redor está em constante mudança, até nós mesmos estamos mudando. Você já parou para observar uma lã de aço que usamos para lavar as panelas? Quando ela já está ficando velha sua cor que antes era cinza, passa a ficar em um tom marrom alaranjado e ela começa a se despedaçar, pois está ficando enferrujada.

Quando um material muda de cor, sabor, formato, cheiro ou de estado físico se transformando em outro material diferente, dizemos que ocorreu uma transformação química, ou uma reação química.

Como acontece?

A matéria que nos cerca passa por várias transformações e algumas dessas transformações resultam na produção de um novo material, com características que diferem do primeiro. Quando há algum tipo de alteração na constituição do material, resultando dessa forma no surgimento de novas substâncias dizemos que ocorreu uma transformação química.

As transformações químicas podem ocorrer devido a ação do calor (termólise), pela ação da luz (fotólise), pela ação da corrente elétrica (eletrólise) e pela junção de substâncias.

Exemplos de transformações químicas

Quando as transformações químicas acontecem, os constituintes do material, que antes estavam ligados, separam-se e formam novas ligações, dando origem a novos materiais. Veja os casos abaixo:

A esponja de aço, que já foi citada anteriormente, é cinza e possui certa consistência. Após entrar em contato com o oxigênio que está presente no ar e ocorre uma reação química que faz com que a esponja mude de cor e de consistência, pois em contato com o ar e com a água o ferro enferruja. O mesmo acontece com a esponja de aço.

O tronco de uma árvore ao ser queimado, passa por uma reação de queima, também conhecida como combustão, devido ao oxigênio que está presente no ar. Esse tronco depois da transformação química vira carvão e cinzas.

Você agora deve estar pensando: “Como vou saber a diferença entre transformações físicas e transformações químicas?” existem alguns fatores que ocorrem durante as transformações químicas, são eles:

· Mudança de cor

· Liberação de um gás

· Explosão

· Formação de um sólido

· Formação de uma chama

· Aparecimento de uma luminosidade

· Aparecimento de um cheiro característico

· Desaparecimento das substâncias iniciais

1) Cite 5 transformações físicas e 5 químicos:

2) Faça desenhos coloridos para representar esses fenômenos:

955 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


  • White Instagram Icon

Todos os direitos reservados

E.E Lydia Yvone Gomes Marques 

 Orgulhosamente Criado por Wix.com

Contate-nos

(14)3471-1177

Endereço

Avenida Faustina, 568

Labienópolis, Garça/SP

unnamed.png
bottom of page