9ºs ANOS
DO QUE SÃO FEITAS TODAS AS COISAS?
Você já parou para pensar do que as estrelas, o céu, a grama, as flores, as árvores, os animais e os móveis de sua casa são feitos? Agora, olhe para a sua mão. Do que é feita a sua mão? O que compõe ela e todas as partes do seu corpo? Já parou alguma vez para pensar nisso?
Por exemplo, imagine que você pegue um pão e comece a esmigalhá-lo. Uma hora você chegará a um pedacinho tão pequeno do pão que não conseguirá mais dividi-lo. Mas será que existe uma parte que é ainda menor que uma migalha?
Desde muito tempo atrás o ser humano tem tentado descobrir a resposta para essa pergunta importante: Do que são feitas todas as coisas? E as respostas começaram a ser dadas na Grécia. Alguns filósofos, como Aristóteles, acreditavam que todas as coisas eram compostas por quatro elementos principais: água, terra, fogo e ar. Mas, com o tempo, vários cientistas mostraram que isso não era verdade.
Hoje sabemos que todas as coisas são feitas de minúsculas partículas chamadas de átomos. Os primeiros a ter essa ideia foram os filósofos Leucipo e Demócrito por volta do ano 400 a.C. Mas foi muito tempo depois, só em 1808, que o cientista John Dalton conseguiu provar por meio de experimentos que todas as coisas são feitas de átomos.
Daí em diante, vários cientistas passaram a estudar o átomo e descobriram muitas coisas interessantes a respeito dele. Por exemplo, os átomos são partículas tão pequenas que não conseguimos vê-los a olho nu e nem mesmo usando um microscópio bem potente. Para você ter uma ideia, olhe para um fio de cabelo da sua cabeça. É muito fino, não é mesmo? Mas se colocássemos 1 000 000 de átomos lado a lado, eles não atingiriam a espessura do seu fio de cabelo!
Então, os átomos são realmente muito pequenos e não podemos vê-los em fotos, filmes ou qualquer outra reprodução da realidade. Por isso, foram criados modelos ou representações de ideias de como seriam os átomos. Hoje o modelo atômico mais aceito é o mostrado na figura abaixo. Veja que o átomo tem um núcleo, uma parte lá no centro que é feita de partículas positivas chamadas de prótons e partículas neutras chamadas de nêutrons. Ao redor desse núcleo ficam girando outras partículas negativas menores que são chamadas de elétrons:
Assim, vários átomos iguais unem-se para formar os elementos. Veja os exemplos abaixo:
* Vários átomos iguais, que possuem só 1 próton no núcleo, unem-se para formar o elemento hidrogênio; * Os átomos iguais que possuem 8 prótons no núcleo unem-se para formar o elemento oxigênio; * Os átomos que possuem 26 prótons no núcleo unem-se para formar o elemento ferro; * Os átomos que possuem 47 prótons no núcleo unem-se para formar o elemento prata; * Os átomos que possuem 79 prótons no núcleo unem-se para formar o elemento ouro.
Entendeu? Depois disso, esses elementos podem também se ligar ou se misturar para formar os materiais que vemos ao nosso redor e dentro de nós.
Substâncias puras e misturas
As substâncias puras são classificadas em simples e compostas, e as misturas são classificadas em homogêneas e heterogêneas.
De uma forma geral, as substâncias puras dificilmente são encontradas isoladas na natureza, sendo encontradas na forma de misturas, isto é, associadas às outras substâncias. Isso quer dizer que nós e quase tudo que está a nossa volta são exemplos de misturas das mais variadas substâncias puras.
Substâncias puras
Substâncias puras são materiais que possuem composição química e propriedades físicas e químicas constantes, já que não se modificam em pressão e temperatura constantes.
De uma forma geral, as substâncias puras podem ser classificadas de duas formas:
a) Substâncias simples
São compostos químicos formados por átomos de um mesmo elemento químico. Por exemplo:
→ H2 (Gás Hidrogênio)
As moléculas do Gás Hidrogênio são formadas por dois átomos do elemento químico Hidrogênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
→ O3 (Gás Ozônio)
As moléculas do Gás Ozônio são formadas por três átomos do elemento químico Oxigênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
Existe ainda a possibilidade de átomos de um mesmo elemento químico formarem substâncias simples completamente diferentes, os alótropos. Um exemplo de alotropia é o caso do elemento químico Oxigênio, o qual forma as substâncias gás oxigênio (O2) e gás ozônio (O3).
São compostos químicos formados por átomos de elementos químicos diferentes. Exemplos:
→ CO2 (Gás Carbônico ou Dióxido de Carbono)
As moléculas do Gás Carbônico são formadas por um átomo do elemento carbono e dois átomos do elemento oxigênio. Como os elementos químicos são diferentes, trata-se de uma substância composta.
→ KMnO4 (permanganato de potássio)
O íon-fórmula do permanganato de potássio é formado por um átomo do elemento potássio, um átomo do elemento manganês e quatro átomos do elemento oxigênio.
RESPONDA
1) O que são átomos?
2) Onde encontramos os átomos?
3) Faça um desenho para representar um modelo atual de um átomo:
4) Diferencie substâncias simples e composta:
5) Dê exemplos de substâncias simples e compostas:
6) Dos materiais abaixo, quais são misturas e quais são substâncias puras? Dentre as substâncias puras, quais são simples e quais são compostas?
a. Aço;
b. Gás carbônico;
c. Salmoura;
Refrigerante;
Leite;
Metano;
Vinagre;
Ouro 18 quilates;
Amálgama (liga de mercúrio, prata e zinco);
Gasolina;
Ar atmosférico;
Etanol anidro;
Água destilada;
Gás nitrogênio;
Cobre;
Gás oxigênio
7) Pesquise os elementos químicos da tabela periódica e escreva seus nomes no caderno:
Comentarios