top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

Atividades de Eletiva Artes de Rua

Professora Otávia

Obs Essa atividade tem que ser entregue em folha separada.

TRABALHO DE ELETIVA (ARTE DE RUA)

Realize a leitura

Arte ao alcance de todos

Apoderar-se de espaços públicos em nome do registro histórico, da arte livre e da contestação sempre atraiu as pessoas, desde o início dos tempos. Desenhos do cotidiano das comunidades já podiam ser vistos nas cavernas, em pinturas rupestres, datadas da Pré-História.

Inscrições urbanas semelhantes também podem ser encontradas na cidade de Pompeia (na Itália), que mesmo tendo sido invadida por lavas vulcânicas, preservou as marcas de manifestos e propagandas políticas impressas nas construções. Esses registros fazem parte da história do graffiti – ou grafite, em português -, uma prática que hoje em dia é considerada uma arte, um movimento e a expressão de uma cultura de classe.

O grafite moderno, feito com tinta e latas de spray, teve origem em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ainda durante os anos 70, quando o movimento hip-hop dava os seus primeiros passos. Os símbolos gravados nos muros serviam como forma de comunicação entre gangues.

Essa prática ainda está vinculada à cultura de periferia, não só nos Estados Unidos, mas também no Brasil. A diferença é que hoje existe uma divisão mais nítida entre a pichação, usada como instrumento de protesto e de vandalismo, e o grafite, que embora mantenha a característica marginal¹, é considerado uma expressão da arte de rua. (...)

O grafite é uma das expressões mais populares da arte de rua, mas existem outras técnicas plásticas que integram as intervenções urbanas. Colagem, stencilart e pintura mural também são algumas das práticas desenvolvidas. Dança, música e encenações teatrais integram, da mesma forma, essas manifestações. (...)

(Gazeta do Povo, Curitiba, 4 set. 2005. Caderno G – adaptado)

¹ Marginal: aquele que foi excluído da sociedade ou prefere viver fora dela; localizado à margem de.

Questão 1 - No que diz respeito ao grafite, o texto revela que

(A) é uma das expressões mais populares da arte de rua, mas existem outras poucas técnicas plásticas que integram as intervenções urbanas.

(B) o grafite moderno, feito com tinta e latas de spray, teve origem em Washington, nos Estados Unidos, ainda durante os anos 70.

(C) apesar de manter a característica marginal, é considerado uma expressão da arte de rua.

(D) grafite, em francês, é uma prática que hoje em dia é considerada uma arte, um movimento e a expressão de uma cultura de classe.

(E) por ser marginalizado, não é considerado uma expressão da arte de rua.

Questão 2 - Segundo o texto, o grafite é “...uma prática que hoje em dia é considerada uma arte, um movimento e a expressão de uma cultura de classe.” (2º parágrafo). Para expressar a sua arte os grafiteiros usam como suporte

(A) os muros como tela e as latas de tinta de spray para desenhar.

(B) as paredes das casas como telas e tintas a óleo para desenhar.

(C) as paredes de construções antigas e tintas plásticas para desenhar.

(D) as paredes de grandes prédios e tintas acrílicas para desenhar.

(E) grandes painéis em galerias de arte e tintas PVA para desenhar.

Questão 3 - Sendo uma arte das ruas, é comum o grafite ser confundido com pichação. De acordo com o texto, o grafite ainda é considerado uma arte marginal pois

(A) seus primeiros registros datam da Pré-História e tinham a função de comunicar os fatos do dia.

(B) as primeiras inscrições urbanas foram encontradas em Pompeia e serviam como manifestos políticos.

(C) está vinculado à cultura de periferia, não só nos Estados Unidos, mas também no Brasil.

(D) em sua origem tinha como objetivo registrar a expressão de uma cultura primitiva dominante.

(E) em seus primeiros registros, na Pré-História, viu-se a nítida intenção de protestos e vandalismos.

Realize a leitura Texto IV


HISTÓRIA DA ARTE DE RUA (PUBLICADO EM ARTES E IDEIAS POR REJANE BORGES)

A arte de rua é uma das mais importantes manifestações culturais e sociais de um povo. Ela é predominante nas grandes e importantes cidades, como um meio de transmitir mensagens por meio da sociedade.

O streetart, ou arte urbana, são intervenções urbanas artísticas com temáticas que contornam desde a política até religião, passando por problemas sociais e etc. Esta arte pode ser feita por meio da pintura, esculturas ou instalações. Seja de que forma for, a arte urbana é uma arte marginal, e não está atrelada a nenhum padrão estético. Sendo assim, considera-se a arte urbana uma arte livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão.

No Brasil e no mundo, a arte de rua tem estado presente nas maiores e mais importantes cidades, geralmente, em muros e de grande escala, esta arte - além de embelezar a cidade de um jeito econômico e muito original, fazendo cada cidade ser única e ter seu próprio estilo - ela também faz o papel da denúncia e do protesto. E há também uma outra importante característica desta arte, o papel da inclusão social. Vários artistas do estilo promovem a arte por meio de suas intervenções, estimulando a criatividade em jovens e crianças de partes mais remotas da cidade. Muitas comunidades mais pobres são convidadas a se juntarem aos artistas para, juntos, transmitirem uma ideia, conceito ou mensagem política, ou apenas para criar arte e beleza.

Com cerca de 20.000 anos de evolução cultural por trás disso, o grafite, a pichação ou streeturbanart ainda é arte e nada parece capaz de deter a sua popularidade fenomenal. A ideia simples de desenhar em uma parede

tornou-se algo verdadeiramente extraordinário em um mundo cada vez mais emparedado e murado. Percorremos

um longo caminho desde as pinturas nas cavernas. Era inevitável que o roteiro fosse substituído por imagens e se

destacassem com contrastes excepcionais. O advento do grafite ilustrado foi, sem dúvida, responsável pelo impulso maior de seguidores entre a população em geral. Como o estilo da escrita é quase completamente ilegível para o olho destreinado, fotos em grafite permitem uma mensagem mais clara, mais pungente.

Disponível em: http://obviousmag.org/archives/2014/02/historia_da_arte_de_rua.html#ixzz5LqCUKzGq– (Acesso em: 24 de jul. de 2018).

1- A imagem no texto representa

(A) uma gestante apoiando-se no muro para vomitar.

(B) uma arte de rua instigante e misteriosa, com interpretação subjetiva.

(C) uma mulher, literalmente vomitando, extirpando suas emoções.

(D) uma pessoa reprimindo seus sentimentos.

(E) uma ação corriqueira comum em todos os relacionamentos.

2- No texto História da arte de rua, “considera-se a arte urbana uma arte livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão”. Os grafiteiros além de levar arte e beleza singular às cidades, normalmente

(A) denunciam os problemas sociais desde a política até religião.

(B) promovem racismo, a pobreza, a corrupção, o preconceito, vandalismo etc.

(C) divulgam a arte e a criatividade em favor da destruição e da depredação do patrimônio público.

(D) criticam a inclusão social e racial, a criatividade e a intervenção dos jovens nos muros.

(E) desvitaliza através do grafite muros velhos de pedras, pastilhas, mármore e monumentos.

3- ATIVIDADE.

Faça uma arte em grafite que represente você pode ser feita em uma cartolina ou folha de sulfite para que possamos expor no pátio da escola assim que retornarmos as aulas

4- Atividade

0 que a arte de rua significa para você? Descreva como no mínimo 10 linhas)



2,277 views1 comment

1 Comment


マリアニコリー
マリアニコリー
Jun 10, 2021

Preciso saber da questão 2 para uma atividade, se alguém achar avise por favor, agradeço.

Like
bottom of page