Eletivas 6 A/B , 9 A/ B 03 á 06/11
Fake News em sala de aula
Com as novas tecnologias, a confiabilidade e a veracidade das informações é colocada à prova em consequência da rápida propagação das fake news. Dessa forma, é importante promover a discussão acerca das consequências desse tipo de notícia, bem como a checagem das informações, que podem ser verificadas por meio da comparação e da análise de textos em diferentes mídias, além de poder utilizar serviços online de checagem.
Trabalhar as fake news em sala de aula é, sem dúvidas, uma forma de permitir que os estudantes compreendam e analisem corretamente as informações que recebem nas redes sociais. Para isso, esse tipo de notícia exige uma concentração maior no trabalho de interpretação de texto, seguida de um debate crítico sobre as fake news.
Checagem de fatos
Atualmente existem canais online – ligados, em sua maioria a portais jornalísticos – que trabalham com a checagem de fatos. Trazemos a seguir dois exemplos de iniciativas que incentivam estudantes a checar informações e a combater as fake news. Vamos conferir?
A primeira é uma parceria do Canal Futura e Agência Lupa com o Google chamada Fake ou News. Esse projeto pretende alertar sobre as notícias falsas e gerar conteúdos que respondam à perguntas como: Por que checar antes de publicar ou compartilhar uma informação?, Como sites de busca e redes sociais ajudam a checar uma informação? e O que devo checar para saber se estou em um site falso?
Confira abaixo uma lista adaptada do Guia de Checagem de Fatos do Instituto Poynter para não cair em fake news:
Verifique os detalhes do endereço web do site.
Olhe a seção “Sobre nós”, geralmente sites confiáveis tem informações de contato dos autores e das redes sociais.
Confira se o os perfis das redes sociais são verificados (se possuem o “tique-azul”).
Veja sempre a fonte primária da notícia (links, referências…).
Procure confirmar a informação em outras mídias.
Confira sempre a data e a localização das publicações para verificar se não são republicações de notícias ou boatos que já circularam anteriormente.
Não saia compartilhando o conteúdo sem pensar (verifique antes sua veracidade).
Agora que você já sabe o que é fake news, conte para a gente como você está trabalhando esse tema em sua eletivas.
Comments