top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

Atividades de Geografia 8B 03 á 06/11

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 8ª B

1. “Solos saudáveis são fundamentais para os suprimentos de alimentos, combustíveis, fibras e até medicamentos, disse a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) […]. De acordo com a FAO, a América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo; portanto, o cuidado e a preservação dos seus solos é fundamental para que a região alcance a meta de erradicação da fome”.


(Nações Unidas no Brasil. Disponível em <http://nacoesunidas.org/na-primeira-comemoracao-do-dia-mundial-dos-solos-onu-lembra-sua-importancia-para-todos>. Acesso em: 23 jan. 2015).


Existem várias técnicas nos sistemas de cultivo que permitem o uso do solo sem afetar a sua conservação, EXCETO:


a) terraceamento

b) rotação de culturas

c) adubação orgânica

d) fertilização química

e) plantio em curvas de nível


2. Um dos eventos climáticos naturais que vêm sendo intensificados pelas práticas antrópicas, causando, assim, a problemática relacionada ao aquecimento global, é:

a) a formação das ilhas de calor urbanas.

b) a inversão térmica e concentração de poluentes.

c) a manifestação do efeito estufa.

d) o buraco na camada de ozônio.

e) o recongelamento das calotas polares.


Desertificação ameaça 2 bilhões, diz ONU

Relatório divulgado por órgão das Nações Unidas revela riscos de seca no mundo todo. Problema afeta tanto a África quanto regiões europeias, como a Espanha.


G1, Ciência e Saúde. Disponível em: <G1.Notícias>. Acesso em: 23 jan. 2015.


3. No Brasil, as regiões brasileiras que mais sofrem com a desertificação são:


a) Centro-Oeste e Norte

b) Sudeste e Sul

c) Nordeste e Sul

d) Nordeste e Sudeste

e) Norte e Sudeste


4. O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais.

Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que:


a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.

b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.

c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.

d) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.

e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.


Texto


O meio ambiente é tudo o que nos rodeia e que nos pertence, por isso sendo nosso, temos que ter todos os cuidados com ele, assim como se fosse nosso lar. Então podemos levar os metais, os materiais que são feitos de plásticos, de papéis e de vidro para o destino da reciclagem; esta é uma das maneiras de não jogar lixo nas ruas, porque isso poderá causar enchentes. Outro causador de destruição no ambiente são as queimadas, o desmatamento, que podem causar vários danos na natureza, porque, se as árvores não mais existirem, os pequenos animais ficarão sem onde viver, indo à procura de moradia nos centros urbanos e de comida para sobreviver. Além de tirar a moradia e a vida dos animais, causa destruição no solo acabando com a sua fertilidade e a vida na terra. Nesse sentido, podemos mudar esse quadro, tendo consciência do que estamos fazendo e conscientizando aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude e não joguem mais lixo em qualquer lugar, nem façamos queimadas entre outros males que seja prejudicial ao meio ambiente porque, além de estarmos prejudicando a natureza em geral, estamos fazendo mal a nós mesmos. Portanto, a preservação do meio ambiente depende de cada um de nós e da nossa força de vontade, não há mais tempo para a destruição, e sim para a colaboração. Assim, como dizem os ditados populares “Família unida jamais será vencida” e “A união faz a força”. Certamente a nossa atitude fará a diferença e a mãe natureza é merecedora.


Adaptado de: https://www.educacaoetransformacao.com.br/ textos-sobre-meio-ambiente/. Último acesso em 01/11/2019.


2. Ao comparar o meio ambiente com o nosso lar, o texto nos orienta a:


A) construir cada vez mais prédios, para que a natureza se assemelhe à ideia de uma grande habitação

B) assumir a responsabilidade pela natureza considerando-a como algo que nos pertence e como nossa única moradia.

C) nos descomprometermos com o planeta, já que, por ser algo de nossa propriedade, podemos tratá-lo como quisermos

D) atribuir o cuidado com o meio ambiente às autoridades políticas, que são os responsáveis pela administração desse “lar”

.

3. De acordo com o Texto , ao prejudicar a natureza, o ser humano estaria:


A) prejudicando a si mesmo, uma vez que dependemos do planeta e dos recursos naturais para viver;

B) comprometendo apenas o mundo exterior, já que o ser humano possui habilidades de conduzir sua vida independentemente da natureza

C) atrapalhando apenas a qualidade de vida de animais e plantas, pois o ser humano é uma espécie que possui independência e autonomia em relação às outras.

D) causando problemas somente às gerações futuras, pois no presente o homem não sofre as consequências dos prejuízos ambientais que está causando atualmente.


5. Ao se utilizar no final do texto os ditados populares “Família unida jamais será vencida” e “A união faz a força”, reforça-se a noção de que o compromisso com o meio ambiente é uma:


A) tarefa individual, na qual cada um deve se responsabilizar pela sua parte

B) missão cotidiana, na qual apenas os grupos familiares têm tarefas a desempenhar

C) responsabilidade coletiva, que exige o comprometimento de todos os seres humanos.

D) função exigida apenas dos profissionais das áreas ligadas aos estudos do meio ambiente.


6. Ao comparar o meio ambiente com o nosso lar, o texto nos orienta a:

A) construir cada vez mais prédios, para que a natureza se assemelhe à ideia de uma grande habitação

B) assumir a responsabilidade pela natureza considerando-a como algo que nos pertence e como nossa única moradia

C) nos descomprometermos com o planeta, já que, por ser algo de nossa propriedade, podemos tratá-lo como quisermos

D) atribuir o cuidado com o meio ambiente às autoridades políticas, que são os responsáveis pela administração desse “lar”

7. De acordo com o Texto , ao prejudicar a natureza, o ser humano estaria:

A) prejudicando a si mesmo, uma vez que dependemos do planeta e dos recursos naturais para viver.

B) comprometendo apenas o mundo exterior, já que o ser humano possui habilidades de conduzir sua vida independentemente da natureza.

C) atrapalhando apenas a qualidade de vida de animais e plantas, pois o ser humano é uma espécie que possui independência e autonomia em relação às outras.

D) causando problemas somente às gerações futuras, pois no presente o homem não sofre as consequências dos prejuízos ambientais que está causando atualmente.

15 views0 comments

Recent Posts

See All

Commentaires


bottom of page