top of page
Writer's pictureEscola Lydia Yvone

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA PROFª JULIANA CERQUEIRA 6A/B

Representações do espaço geográfico (MAPAS).


Os mapas são instrumentos de representação da realidade. Isso significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar nessa localidade, saber onde ela se encontra ou obter informações diversas a respeito. Imagine, por exemplo, que você está diante de um pequeno cachorro. Então, você resolve desenhá-lo, tentando reproduzir, com o máximo de detalhes, as características do cãozinho, tais como a cor, o tamanho, a sua aparência, etc.

O seu desenho será, dessa forma, uma representação desse cachorro e, assim, quem olhar para o desenho terá ao menos uma ideia de como é o animal de estimação. Com os mapas acontece mais ou menos do mesmo jeito. A diferença é que existe uma proporção entre uma área real e a sua representação em forma de mapa. Essa proporção é chamada de escala. Ela permite que áreas imensas (ou até o mundo todo) possam caber dentro de um pedaço de papel!

Existem alguns itens que são de extrema importância para que o cartograma seja mais facilmente lido: trata-se dos elementos que compõem um mapa, aqueles que estão presentes na maioria dos mapas produzidos, servindo como instrumentos de leitura e análise.

Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica.

Título: do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado. É a primeira coisa que uma pessoa deve Observar ao ler um mapa.

Legenda: por sua vez, é a especificação do significado atribuído aos símbolos presentes nos mapas. Esses podem apresentar-se em forma de ícones, cores, áreas, entre outras formas de representação. Alguns exemplos são clássicos, como um avião utilizado para representar um aeroporto, o azul utilizado para designar água ou curso d'água, além do verde utilizado na indicação de uma área de vegetação.

Escala: Importante elemento é a proporção matemática entre a área real e a sua respectiva representação cartográfica. Existem dois tipos de escala, a numérica e a gráfica.

Orientação cartográfica: indica os pontos cardeais que são necessários para que o leitor tenha uma correta noção da posição relativa da área indicada no mapa. Geralmente, ela apresenta-se nos mapas com uma seta apontando para o norte (N), mas também pode ser indicada por uma rosa dos ventos.

Projeção cartográfica: Geralmente indicada no mapa pelo seu nome , é a forma ou a base cartográfica que o autor do mapa utilizou para representar uma parte da Terra, que é esférica, em um plano. Assim, o autor deve sempre escolher o tipo de projeção cartográfica que menos prejudicar o seu trabalho em termos de distorções do espaço representado. Símbolos, cores ou desenhos.



ESCALA NUMÉRICA E ESCALA GRÁFICA

Quanto maior for uma escala, menor será a área representada e, em virtude do grau de aproximação do mapa, o nível de detalhamento será maior. Por outro lado, quando a escala for menor, maior será a área representada e, consequentemente, o nível de detalhamento será menor.

A escala numérica estabelece a relação entre o comprimento no mapa e a distância no terreno por meio de número.

Exemplo de escala numérica: 1:100.000 . Uma escala numérica de 1 para 100 mil significa que cada centímetro no

mapa corresponde a 100 mil centímetros no mundo real. “Por padrão, a gente sempre usa a unidade de medida ‘centímetro’ quando estamos lidando com uma escala numérica”.Lembra que 100 mil centímetros equivalem a um quilômetro – então a cada centímetro de mapa, teremos um quilômetro no mundo real.

ESCALA GRÁFICA

Nesse caso, a gente vai utilizar um segmento de reta graduada para estabelecer a relação entre o mapa e a vida real

Exemplo de escala gráfica: |———| 0 1 km

Se esse exemplo aparecer em um mapa e a medida desse segmento for 1 centímetro, significa que 1 cm no mapa equivale a um quilômetro na vida real.

TIPOS DE MAPAS

Mapas Históricos: são mapas antigos, geralmente com uma aparência mais rústica, envelhecida. A maioria deles foi elaborada quando não existiam as tecnologias que temos hoje em dia, por isso alguns são muito imprecisos.

Mapas Físicos: são mapas utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente, apresentando informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros elementos.

Mapas econômicos: são aqueles mapas que representam as atividades produtivas e financeiras, bem como trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores.

Mapas políticos: são os mapas que representam a distribuição dos territórios nacionais, com as fronteiras que delimitam os países e as divisas entre os estados, cidades ou províncias.

Mapas demográficos: são aqueles utilizados para representar temas referentes às populações, como número de habitantes, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica.

Mapas estilizados ou de anamorfose: esses mapas são os mais interessantes, pois são do tipo que se distorcem para representar as informações neles contidas. Por exemplo: um mapa sobre as maiores economias do mundo deixará propositalmente os países ricos maiores e os pobres, menores, independente dos tamanhos originais das áreas desses países.


QUESTÕES


1- Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------.

2- Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra assinale o que for correto.


a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.

b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério, norte e uma pequena parte no hemisfério sul.

c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.

d) O Brasil está localizado nos hemisférios norte, sul , a maior parte no hemisfério sul, Além de ser cortado pela Linha do Equador.

e) O Brasil não é cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginárias da Terra:o Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador;


3- A linguagem cartográfica é essencial à Geografia. Nesse âmbito, considere as afirmações a seguir.


I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.

II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.

III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.


Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que:


a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) apenas I e III são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.


4-Identificar o mapa abaixo:


A- ( ) Mapa demográfico

B- ( ) Mapa histórico

C- ( ) Mapa político

5- Relacione os elementos do mapa às suas respectivas definições:


(1) Título

(2) Escala

(3) Legenda

(4) Orientação


( ) Relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa.

( ) Indica a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um elemento que

indica o norte.

( ) Indica o tema que será retratado no mapa.

( ) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa.


6- “São mapas que representam a produção do espaço econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores. A que tipo de mapa refere-se o fragmento acima?


a) históricos

b) políticos

c) demográficos

d) econômicos

e) físicos


7- Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse caso, que tipo de mapa é objeto de análise?


a) físico

b) demográfico

c) histórico

d) econômico

e) político


8- Como se chama a parte explicativa do mapa, que indica as cores, os significados dos símbolos e desenhos usados no mapa?

a) legenda

b) titulo

c) escala topográfica

d) fonte

e) orientação

9- É a parte numérica do mapa. Uma relação numérica, que indica quantas vezes o terreno foi reduzido na folha do mapa:


a) escala cartográfica

b) legenda

c) orientação

d) titulo

e) fonte


10- Os mapas são instrumentos de representação da realidade


( ) falso ( ) verdadeiro


11- O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Se o objetivo é alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água. Qual seria seu slogan? Faça um desenho e uma frase, comemorando o dia mundial da água, alertando a população em em relação ao desperdício.

400 views0 comments

Comments


bottom of page