AULA 1: Periodização da História da Humanidade
A divisão da História é um método usado para separar a história da humanidade em períodos cronológicos com características em comum. A historiografia utiliza critérios para dividir os períodos. Geralmente, esses critérios estão relacionados aos aspectos de cada época como as mudanças significativas da humanidade no âmbito cultural, político e social.
A divisão da História atende às convenções sociais, bem como serve para fins didáticos. Ela é feita levando em conta a indicação de períodos, a definição do tempo histórico e seus marcos, e o apontamento de elementos característicos do período definido. Os períodos históricos apresentam características peculiares que os diferenciam entre si. Porém, não é raro que algumas épocas tenham aspectos em comum com outras.
A divisão da História é feita considerando-se a história do ocidente, incluindo períodos da pré-história e da história propriamente dita. A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Pré-história
O termo Pré-História foi criado em 1851 e utilizado para se referir ao período da vida humana que antecede a invenção da escrita. O período pré-histórico durou aproximadamente 5 milhões de anos. Ele tem início com os primeiros registros históricos e se estende até aproximadamente 4000 a.C. Existem estudiosos que não usam o termo Pré-História. Eles optam por denominar essa época de história dos povos pré-letrados ou povos ágrafos.
Devido à ausência de documentos desse período, tudo o que se sabe sobre Pré-História é fruto de estudos multidisciplinares das áreas de antropologia, arqueologia e paleontologia. Arqueólogos, antropólogos, paleontólogos e geneticistas utilizam fósseis e objetos encontrados para realizar estudos a fim de traçar a cultura, os costumes e os credos de humanos que viveram na terra nessa época.
Com base nas evidências deixadas nas cavernas, como as pinturas rupestres, vestígios de utensílios e ferramentas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que algumas habilidades humanas foram desenvolvidas durante o período pré-histórico. Existe um divisão da era pré-histórica que classifica os períodos em: Paleolítico ou Período da Pedra Lascada, Neolítico ou Período da Pedra Polida e Idade dos Metais.
Período Paleolítico
O período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada foi o período em que os primeiros hominídeos apareceram na terra. Esse período perdurou por cerca de 3 milhões de anos, terminando aproximadamente em 10.000 a.C., quando houve Revolução Neolítica. Durante o período paleolítico, os antepassados do homem começaram a se diferenciar dos outros animais. Foi nessa época que eles passaram a produzir os primeiros objetos em pedra lascada.
Na Idade da Pedra Lascada, os hominídeos eram essencialmente nômades e viviam da caça e da coleta, tendo que se deslocar em busca de alimentos. Nesse período, eles produziram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra.
Período Neolítico
O período Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. Nesse período, o homem conquistou o domínio do fogo e começou praticar a agricultura, deixando de ser dependente da caça e da coleta. A Idade da Pedra Polida teve início por volta do ano 10.000 a.C.
Idade dos Metais
Esse período foi caracterizado pela fabricação dos primeiros instrumentos em metais. Ainda que de forma rudimentar, nesse período o homem começou a dominar as técnicas de fundição. A Idade dos Metais foi o período em que a população cresceu em algumas partes da terra. Assim surgiram as primeiras comunidades, que deram origem às primeiras civilizações.
OBSERVAÇÃO: não precisa copiar os textos.
ATIVIDADES:
Leia o texto com muita atenção e responda as questões a seguir:
1) O termo Pré-história é utilizado para se referir a qual período?
2) Com base em que os pesquisadores estudam a Pré-história?
3) A Pré-história é dividida em períodos. Quais são eles? Quais as principais características de cada um deles?
4) Existem evidências de que durante a Pré-história foram desenvolvidas habilidades humanas?
AULA 2:A Evolução do Homem
De acordo com diversas pesquisas científicas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás. Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.
Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás. O seu maxilar apresentaria uma consistência maior e seus dentes seriam mais largos. Além disso, tinha uma caixa craniana de maior porte e uma postura mais ereta. Segundo consta, este teria habitado regiões diversas da África e da Ásia como Java, China, Etiópia e Tanzânia.
A partir do processo evolutivo sofrido por esse último espécime, haveria surgido o chamado Homo sapiens, uma espécie da qual descenderia o Homo neanderthalensis. Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. De acordo com os estudos a seu respeito, o neanderthalensis produzia armas e utensílios com maior sofisticação e realizavam rituais funerários simples. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo sapiens moderno.
Este último corresponde a nossa espécie e teria surgido no planeta há cerca de 150 mil anos atrás. De acordo com os estudos sobre esse último estágio da escala evolutiva, o Homo sapiens moderno teve a incrível capacidade de se espalhar em outras regiões do mundo em um relativo curto espaço de tempo. Aproveitando das conquistas consolidadas por seus ancestrais, teve a capacidade de desenvolver a linguagem, dominar o fogo e construir instrumentos diversos.
Com a interrupção desse processo, dava-se início a outros processos que empreenderiam a formação de manifestações e organizações sociais mais completas. Depois disso, ocorreriam as transformações que encerrariam o extenso Período Paleolítico, que termina em 8000 a.C.. Logo em seguida, ocorreria o desenvolvimento do Período Neolítico (8000 a.C. – 5000 a.C.) e a Idade dos Metais, que vai de 5000 a.C. até o surgimento da escrita, que encerra a Pré-história.
OBSERVAÇÃO: não precisa copiar o texto.
ATIVIDADES:
Leia o texto com muita atenção e responda as questões a seguir:
1) De acordo com o texto houve um processo de evolução da espécie humana. Escreva quais eram as características dos Australopithecus que os diferenciavam dos demais primatas.
2) Segundo alguns estudos quais foram os sucessores dos Australopithecus e quais eram as suas características?
3) O Homo sapiens moderno se aproveitou das conquistas de seus ancestrais para desenvolver quais habilidades?
AULA 3: O Modo de Vida dos Primeiros Seres Humanos
Os primeiros povos tiveram que inventar os objetos que necessitavam para o seu dia-a-dia, ao contrário de nós que ao nascermos encontramos os objetos que utilizamos no nosso cotidiano.
Nós vamos ao supermercado e compramos os alimentos, eles nem tampouco sabiam se iriam conseguir comida, e também conviviam com a ameaça de, de repente serem atacados por animais ferozes, como os mamutes, ursos ou tigres. Quando conseguiam caça-los, tinham que aproveitar tudo da melhor forma.
O mamute era bem aproveitado. Sua carne servia de alimento, seus ossos eram utilizados como arma, sua pele era usada na confecção de roupas e para cobrir cabanas onde moravam os homens do período paleolítico.
No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra, ossos, madeira para fazer os objetos utilizados no trabalho. Era o Paleolítico.
Faziam ferramentas batendo pedras duras ou silex (rocha muito dura, de cor cinza-escuro ou amarelo claro) até conseguirem os objetos necessários: arpões, lanças e pedras cortantes, que serviam como machados e facas. Essas ferramentas eram utilizadas para coletar frutos, raízes e também para abater animais.
Por viver da caça da pesca e da coleta vegetal, eram chamados de coletores e caçadores.
O Fogo
Com a descoberta do fogo a vida dos povos do paleolítico mudou bastante. Os cientistas acreditam que o homem conseguia o fogo, mergulhando galhos em incêndios florestais causados por raios. Porem, só mais tarde ele aprendeu a produzi-lo.
Com a descoberta do fogo os seres humanos podiam se aquecer, ter luz à noite, sobreviver em regiões geladas, afugentar animais ferozes e cozinhar seus alimentos.
O arco e a flecha foi outra descoberta engenhosa, com ela o homem podia caçar animais velozes, como a lebre, o veado e os pássaros, até mesmo caçar o tigre-de-dente-de-sabre. O arco e a flecha ajudaram o homem a evitar longos períodos de fome e colaboraram para aumentar seu tempo de vida.
As pinturas
Os homens de Paleolítico foram ótimos artistas. Pintavam figuras de animais nas paredes das cavernas. Eles usavam tintas vegetais e também o carvão. Essas pinturas foram chamadas de rupestres.
Richard Leakey, estudioso do assunto, afirma que é preciso continuar pesquisando, pois ainda é pouco o que conhecemos sobre a arte de nossos ancestrais.
Neolítico ou Pedra Polida
No período Neolítico o homem, tornou-se capaz de aperfeiçoar seus instrumentos, passou a produzir lâminas de corte, machados mais eficientes e serras com dentes de pedra.
Mas a grande conquista desse período foi à descoberta de novas formas de obter alimentos: a agricultura e o pastoreio.
A observação que os caçadores-coletores fizeram os fez perceber que as sementes que os pássaros transportavam de um lugar para outro germinavam e davam origem a uma nova planta. Assim tiveram a ideia de eles próprios semearem e regar a terra para depois colher os frutos.
O homem Neolítico começou também a domesticar e criar animais pequenos, como cabras, porcos e ovelhas.
Tornaram-se sedentários, isto é fixaram-se num determinado território, pois antes disso sempre que a caça, a pesca e os frutos de uma região começavam a ficarem escassos eles se mudavam para outra área, não tinham habitação fixa, isto é eram nômades.
A melhoria na alimentação, propiciada pela agricultura e pelo pastoreio, favoreceu o aumento do número de crianças e um cuidado maior com os mais velhos, as maiores vítimas do abandono no tempo dos deslocamentos frequentes.
Com a prática da agricultura, os grupos humanos passaram a necessitar de recipientes em que pudessem armazenar as sobras e cozinhar cereais, como o trigo e a cevada. A invenção da cerâmica veio atender a esta necessidade. Assim, o barro modelado e cozido foi usado para fazer vasos, potes, jarros e panelas. As antigas cabanas, feitas com ossos, pele de animais e folhas foram substituídas por moradias de barro e madeira ou pedra.
Outra importante conquista do homem do Neolítico ocorreu por volta do ano 5000 a.C., quando ele descobriu que era possível fazer utensílios e enfeites de metal. O primeiro metal trabalhado por ele foi o cobre, mas, por ser mole, não servia para fazer instrumentos agrícolas ou de caça, como a enxada e a lança. Isso se resolveu com a descoberta do bronze, um metal mais resistente que resulta da mistura do cobre com o estanho.
Tempos depois, o homem aprendeu a fundir o ferro, que por sua vez é ainda mais resistente do que o bronze. Os vestígios metalúrgicos mais antigos foram encontrados no Irã, na Turquia e no Líbano.
OBSERVAÇÃO: não precisa copiar o texto.
ATIVIDADES:
Leia o texto com muita atenção e responda as questões a seguir:
1) Quando os primeiros povos conseguiam caçar um mamute, para que eles usavam?
2) Quais eram os materiais usados para produzir utensílios no período Paleolítico?
3) A descoberta do fogo mudou a vida dos primeiros humanos. Explique por que.
4) Qual foi a grande conquista do período Neolítico?
5) Explique o que são povos nômades.
6) Explique o que são povos sedentários.
7) Segundo o texto o que motivou a descoberta da cerâmica e do ferro?
Comments