LEIA O TEXTO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO!
Darwinismo social
Reafirmando a ideia do progresso e da superioridade da civilização, o darwinismo social se difundiu globalmente como a doutrina da "sobrevivência dos mais aptos".
O darwinismo social é uma doutrina que surgiu no século XIX e foi uma tentativa de aplicar a teoria darwinista para entender as sociedades humanas. No entanto, o que foi aplicado era uma interpretação bastante particular das ideias de Darwin – que muitas vezes era contraditória ao próprio darwinismo original.
Um grande mentor dessa concepção foi Herbert Spencer, um estudioso inglês. Suas ideias repercutiram para além da Europa, ganhando muitos adeptos nos Estados Unidos e mesmo no Brasil. Consequentemente, essa doutrina influenciou diversas outras teorias e também a política.
Entenda mais
O que é darwinismo social
Uma ideia central para entender o darwinismo social é a noção de progresso. No século XIX, o ideal de progresso já estava impregnado na Europa por filosofias como a do positivismo, incluindo Herbert Spencer, que postulou a “sobrevivência dos mais aptos”.
Dessa forma, o darwinismo social é a doutrina que afirma que a sociedade “evolui”, ou seja, progride conforme os indivíduos mais adaptados e habilidosos sobrevivem socialmente.
Darwinismo ou Spencerismo?
Conforme Spencer, a sociedade é formada por indivíduos que competem uns contra os outros. É como construir uma parede: os tijolos deformados ou quebrados devem ser retirados – do mesmo modo, os indivíduos menos aptos acabam não sobrevivendo socialmente. Com essa “evolução”, a sociedade progride com a sobrevivência dos mais adaptados.
No entanto, para Darwin, evolução nunca significou progresso. Segundo o autor, evolução é simplesmente mudança, e não necessariamente ela leva a algum tipo de hierarquia. Cada espécie é adaptada ao seu contexto e, portanto, não existe uma superior. Por essa razão, muitos estudos preferem chamar essa doutrina de spencerismo social ao invés de darwinismo.
Darwinismo social e racismo
O darwinismo social que foi propagado no século XIX afirmava que havia uma competição entre os indivíduos na sociedade. Para seus adeptos, um dos fatores que influenciava nessa luta era a raça: a existência de indivíduos “degradados” ou “impuros” racialmente podia fazer a sociedade como um todo decair.
Nesse raciocínio, o darwinismo social acabou fundamentando diversas práticas racistas. Para os seguidores dessa doutrina, geralmente a raça branca era a superior e era aquela que podia levar a sociedade ao progresso.
Eugenia
A eugenia surgiu como uma doutrina formulada por Francis Galton que afirmava a necessidade de selecionar os indivíduos com melhores genes para aprimorar a sociedade como um todo. Se existem genes bons, há também aqueles indesejáveis – as práticas eugênicas procuravam eliminar essas características ruins na população.
Outro grande problema nessa ideia é que, na época, “genes bons” eram frequentemente associados à raça branca, enquanto os “ruins” tinham relação com populações não europeias. Passando pelos amarelos, os indígenas (ou chamados “vermelhos”) e os negros, no topo da hierarquia estariam os brancos. Essa hierarquia, contudo, nunca foi verificada cientificamente.
Darwinismo social e imperialismo
O imperialismo foi o movimento de expansão do território, cultura e economia de uma nação para povos vizinhos e ao redor do mundo. Nesse ponto, o darwinismo social era usado para se argumentar a favor, além do racismo e da eugenia, também do imperialismo.
Uma das justificativas dos que defendiam o imperialismo era que a Europa estava levando a “civilização” para os povos mais “atrasados”. Na prática, o que houve foi uma exploração das pessoas e dos recursos naturais de diversas populações. Em alguns casos, ocorreu até mesmo o extermínio de grupos que resistiam à dominação estrangeira.
O darwinismo social ajudava a encobertar essas violências com o argumento da “sobrevivência dos mais aptos”. As sociedades europeias seriam supostamente mais avançadas e, por isso, conseguiam expandir sua influência ao redor do mundo. Todavia, atualmente sabe-se que todas as culturas são complexas e não há uma forma de organizá-las entre “avançadas” e “atrasadas”.
OKA, Mateus. Darwinismo social. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/sociologia/darwinismo-social. Acesso em: 27 de October de 2020.
ATIVIDADES:
COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
1) O que o Darwinismo Social pregava? Quem criou essa teoria? Com qual objetivo ela foi criada?
2) Darwin concordava com essa teoria?
3) Qual a relação do Darwinismo Social com o racismo?
4) Qual a relação entre o Darwinismo Social e o Imperialismo do século XIX?
Comments