top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

Atividades de Projeto de Vida

Professora Silmara

Público Alvo: 3ª Série do Ensino Médio

Disciplina: Projeto de Vida

01- Valores: Convicções, crenças suas sobre o que é mais importante para você. Tipo: Princípios, condutas e atitudes que você não negocia por nada e normalmente defini o que você acha certo ou errado, bom ou mau.

Exemplo de valores: honestidade, generosidade, justiça, amor, paz, respeito.

Lembre-se que eles são inegociáveis e devem, fazer parte de cada conduta sua e cada ação rumo a concretização do seu projeto de vida.

a- Quais são os valores que me guiarão na construção dos meus Projetos de Vida?

b- Quem você quer ser daqui a 10 anos?

c- Meus sonhos de infância

02- Projeto de vida consiste em documentar os sonhos, metas, objetivos e ambições em relação ao futuro. È, portanto, escrever o planejamento do que queremos para o nosso futuro e definir os caminhos que devemos percorrer para atingi-los.

Meu futuro e meu projeto de vida

a- Quem sou eu?

b- O que eu quero ser?

c- O que desejo para o meu futuro?

d- Como irei concretizar meus sonhos?

03- Construir e valorar positivamente a si próprio.

a- Como eu me vejo?

b- Como eu acho que os outros me veem?

c- Como eu gostaria de ser?

d- Como os outros gostariam que eu fosse?

e- Como eu tenho medo de ser?

04 Passamos a entrar em contato com diferentes espaços de experiências, através dos grupos sociais que participa. Entre eles a própria família, em seguida a escola, os grupos de amigos e em alguns casos grupos religiosos e esportivos. Em cada um deles há aprendizados essenciais para a formação dos valores, do caráter e da compreensão de si mesmo e do que é a vida em sociedade. È importante que o aluno compreenda os papeis que ele ocupa em cada um desses espaços e consequentemente no mundo.

Comente

a- Meu lugar, seu lugar

b- Como me situo no espaço familiar?

c- Como me situo no espaço escolar?

d- Como me situo no espaço entre amigos?

e- Como me situo dentro da sociedade?

f- Faça um desenho que represente algum outro grupo do qual você participe, mas que não tenha sido contemplado na atividade, como a igreja ou um grupo de atividades esportivas, por exemplo.

04- Famílias de pássaros

Os Joões de barro tem um ninho muito bonito, quentinho e aconchegante, os pardais também, toda a família mora junto em uma grande e linda árvore, com muitas e lindas folhas que os deixa protegidas de tudo e de todos. Os integrantes das duas famílias se amam muito e se respeitam, mas chegou a hora do almoço e todos eles precisam sair para se alimentar. Os Joões de barro precisam comer as sementes da grama, já os pardais precisam comer os insetos que estão nas árvores, Mas se aproxima uma tempestade e nenhum dos dois pode levar chuva e ficar com as penas molhadas senão fica difícil voar. Eles não caçam em bando, cada um precisa correr atrás do seu alimento sozinho, mas se houver qualquer problema eles podem voltar pro seu ninho e ficarem juntos novamente.

a- Qual a importância da família em nossas vidas?

b- De onde venho e para onde eu vou?

c- Como posso ser uma pessoa melhor?

d- O momento o qual estamos passando o que o isolamento social trás de benéfico para nossas vidas,

104 views0 comments

Commentaires


bottom of page