Prof Sérgio
Atividade I
Leia o texto abaixo copie e responda as questões no caderno.
Escolástica
O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.
Dada a necessidade de formação em larga escala de sacerdotes e da forte implicação cultural e educacional para a fé católica promovida pelo Império Carolíngio, a Igreja Católica criou escolas e universidades para ensinar e formar pensadores e novos sacerdotes. Essa criação das escolas motivou o nome do período.
Por conta da valorização cultural e do ensino, além do resgate a Aristóteles, imperou durante a Escolástica uma intensa mobilização para o conhecimento das questões metafísicas e das ciências naturais. A fé, já abordada nos escritos dos pensadores cristãos desde o século II, passa a ser encarada em conjunto com a razão.
Nesse sentido, pensadores como Alberto Magno, Santo Anselmo e Tomás de Aquino defenderam que o combate às heresias, ao paganismo e à não aceitação de Deus ocorreria por meio da formulação de teorias racionais e do conhecimento científico.
As invasões mouras, que levaram os árabes a disputarem o domínio de partes do atual território espanhol e português, ocorridas a partir do século VII, foram fundamentais para a construção do pensamento escolástico, pois os árabes levaram consigo os estudos mais profundos das obras de Aristóteles.
Como exemplo, podemos destacar Averróis, filósofo árabe do século XII, que influenciou os pensadores escolásticos com seus comentários sobre Aristóteles. Tomás de Aquino, o mais importante nome da Escolástica, operou uma junção de sua interpretação de Aristóteles com ideias autorais, o que resultou no chamado tomismo aristotélico.
O ensino escolástico estava baseado no estudo das chamadas artes liberais, que eram formadas pelos sete campos do conhecimento divididos em dois grupos, descritos abaixo:
· O trívio consistia no estudo de Gramática, Retórica e Lógica, artes voltadas para a linguagem;
· O quadrívio consistia no estudo de Aritmética, Geometria, Astronomia e Música, artes voltadas para as ciências exatas e suas aplicações naturais.
Escolástica e Tomás de Aquino
Tomás de Aquino, monge dominicano, grande escritor e filósofo católico da Idade Média foi, sem dúvida, o maior pensador escolástico. Estudioso e comentador das obras de Aristóteles, São Tomás de Aquino foi além, ao imprimir em sua obra uma mistura de suas próprias ideias, das ideias do filósofo grego antigo Aristóteles e do pensamento cristão, baseado na Bíblia e nos dogmas da Igreja Católica.
Aquino era um erudito conhecedor do trívio e do quadrívio, além de ter estudado Aristóteles por meio das traduções árabes. Também teve uma formação voltada para a descoberta das Ciências Naturais, influenciada pelo seu mestre Alberto Magno.
A distinção entre essência e existência, já presente na obra aristotélica, influenciou o pensamento de Aquino, que desenvolveu uma conexão direta entre Aristóteles e a teologia cristã. Aquino também operou uma junção da ideia de causalidade proposta pelo argumento do motor primeiro, de Aristóteles, para elaborar as “Cinco Vias que Provam a Existência de Deus”, estabelecendo uma conexão direta entre a obra aristotélica e a existência de Deus.
Tomás de Aquino enxergou na obra aristotélica a possibilidade de uma via racional que levaria à prova da existência de Deus. O princípio de causalidade e a ideia de motor imóvel, já discutidas na obra aristotélica, despertaram o intelecto de Aquino para a formulação de suas “Cinco vias que provam a existência de Deus”. O princípio de causalidade é, para a Filosofia, um princípio elementar que admite que para todo efeito ocorrido no mundo, existe uma causa anterior. Ou seja, se algo aconteceu, existiu um fenômeno anterior que provocou o acontecimento.
Isaac Newton também retomará este princípio, porém invertendo a sua ordem, ao descobrir a sua terceira lei: a Lei de ação e reação. Para o físico moderno, toda ação gera uma reação contrária e em igual intensidade, o que nos remete à causalidade, pois a reação (o efeito) foi gerada por uma ação (a causa).
São as cinco vias tomistas:
1. O primeiro motor imóvel: em todo o Universo, há movimento. Partindo de um raciocínio causal, é preciso estabelecer que, para que haja movimento, é necessário haver um movente (motor). Nesse sentido, se tentarmos encontrar as causas de todos os movimentos do Universo, nunca findaríamos essa tarefa infinita, o que faz necessário pensar que para todo o movimento existiu um primeiro motor, imóvel, que deu origem a todo o movimento posterior. Esse primeiro motor era Deus.
2. A primeira causa eficiente: no mesmo raciocínio anterior, pensamos que para toda causa há um efeito e, para evitar a fadiga desnecessária da busca infinita pela causa primeira, devemos pensar que essa causa existe e que não foi causada por mais nada. Essa causa seria Deus.
3. Ser necessário e seres possíveis: o ser necessário seria Deus. Os seres possíveis seriam a criação divina, pois são possibilidades na medida em que somente existem pela vontade do ser necessário.
4. Graus de perfeição: os diferentes seres existentes são classificados por uma complexa hierarquia que estabelece Deus como o ser perfeito e todos os outros seres em uma escala, de acordo com a sua perfeição e proximidade ou distância de Deus.
5. Governo supremo: todo esse Universo, infinito e racional, somente poderia se manter organizado, na visão de Aquino, mediante um governo maior, supremo, que manteria tudo em seu pleno funcionamento, ou seja, o governo divino.
Texto escolástica
Copiar e responder as questões no caderno.
1- O que se refere o termo escolástica?
2- Qual foi a necessidade da formação no período da escolástica?
3- O que a igreja católica criou neste período?
4- Por que a valorização cultural foi importante para o resgate de Aristóteles
5- O que defenderam os pensadores da escolástica?
6- Por que Tomás de Aquino foi mais importante filósofo da escolástica?
7- O que foi o ensino escolástico?
8- Como Tomás de Aquino enxergou a obra aristotélica?
9- O que é o princípio de causalidade para a filosofia?
10- O que são as cinco vias tomistas?
Atividades II
Pesquise e reescreva no seu caderno as principais ideias da metafisica aristotélica, e as principais ideias da metafisica tomista (Cristã)
Atividade III
Assistir ao filme O nome da rosa, fazer um resumo crítico, depois copiar no caderno e responder estas perguntas relacionadas ao filme.
1) Como era vida no mosteiro? Quais atividades eram desenvolvidas pelos monges?
2) Qual a função dos monges copista? Qual sua importância?
3) Qual é o papel da Igreja Católica na Idade Média?
4) Por que motivo a Igreja restringia o acesso a alguns livros? Qual o problema de Aristóteles?
5) Como vivam os camponeses ao redor do mosteiro?
Atividade IV
Segundo a apostila do governo vamos fazer uma revisão do conteúdo o que é filosofia, sendo assim faça uma leitura das páginas 65 e 66 copie as questões no caderno e responda.
Comentarios