Professora Larissa
Estas atividades devem ser realizadas em duas semanas, uma etapa por semana.
Retomada da mesma pergunta feita no dia 09/03
Etapa 1
O que são vocações e competências?
Pesquise e registre em seu caderno.
Um exemplo de vocação, que pode ser desenvolvida e aplicada em situação de trabalho, é o talento natural que certos vendedores têm para interagir com as pessoas.
Um exemplo de competência profissional desenvolvida é o bom conhecimento da língua portuguesa que alguns jornalistas apresentam, fruto de muito estudo, hábito de leitura e prática de escrita.
Aptidão: capacidade inata ou talento.
Autoaprimoramento: aprimoramento de si mesmo
Autoeducação: educação pelo próprio educando (aluno) Inato: aquilo que nasce com a pessoa a Oriente os grupos a compartilharem as conclusões
De acordo com a pesquisa com os exemplo e explicações descritos acima, preste muito atenção no que irá ler.
No mundo do trabalho, pessoas que conseguem combinar vocações com o desenvolvimento de competências específicas têm mais chances de desempenhar melhor as funções que assumem e se sentirem realizadas na profissão que escolheram.
Agora é sua vez, pense de forma coerente e registre quais são suas vocações e competências. Se acaso estiver com dúvidas discuta com alguém que realmente lhe conheça, quem sabe assim fique mais fácil de você chegar em uma conclusão.
Etapa 2
Minha Bandeira Pessoal
O objetivo dessa reflexão e atividade é fazer com que você conheça melhor seu colega de classe e vice-versa.
Objetivo geral dessa atividade é preparar você jovem para ingressar no mundo do trabalho, com estímulo à construção do projeto de futuro, com visão de responsabilidade socioeconômica e ambiental para consigo e para com a sociedade.
Observe a imagem da Bandeira Nacional (Brasil)
Conhecem outras?
Sabem qual a função de uma bandeira para um país?
As bandeiras têm importância simbólica para os povos, pois representam aspectos importantes de sua história, cultura e valores.
Por exemplo: Japão: conhecida como a bandeira do Sol, é composta por um grande círculo vermelho sobre um fundo branco, simbolizando o Sol nascente.
Líbano: apresenta o desenho estilizado de um cedro-do-Líbano, árvore característica da região, simbolizando força e imortalidade. Essa espécie pode viver muitos séculos. A cor verde representa a força da juventude.
França: composta por três faixas verticais com o mesmo tamanho, simbolizando a Revolução Francesa. O azul representa o Poder Legislativo, o branco representa o Poder Executivo e o vermelho representa o povo.
Não sei se já parou para pensar mais assim como os países, as pessoas podem escolher frases ou imagens que representam aspectos e valores importantes em sua vida.
Antes de iniciar a dinâmica que será proposta arrume duas folha de sulfite em branco, caso não tenha sem problema.
Dinâmica: “Minha bandeira pessoal”
Dividam a primeira folha em seis partes iguais, respondendo em cada campo às seguintes questões sobre si mesmos:
1. Quais aspectos marcaram minha história de vida?
2. Em qual atividade eu me considero muito bom?
3. Qual é a minha melhor qualidade?
4. O que gostaria de mudar em mim?
5. O que mais valorizo na vida?
6. Como me vejo no futuro?
A partir dessas reflexões pessoais, desenhe na segunda folha sua bandeira pessoal, utilizando os símbolos que considere mais adequados.
Obs.: Guarde essa atividade pois assim que retornarmos as aulas faremos uma socialização.
O intuito dessa atividade é mostra a você a importância de nos conhecermos e conhecermos os outros para nos relacionar melhor. Somos diferentes e únicos, e as diferenças enriquecem nossas relações.
Commentaires