A partir da proposta de uma aula embasada no ensino híbrido, os alunos do 6º E 9º ano revisitaram um assunto já abordado no início do ano letivo: Fake News.
“Vamos fazer algo diferente, todos ao espaço maker virtual!” – A nossa sala de aula virtual.
Vamos ter estações de trabalho. O que são estações de trabalho? São etapas, quatro, no total, as quais vocês irão me explicar o objetivo central da atividade, as polêmicas ‘fake news’.
Antes de nossa aula, vocês poderiam me afirmar que “as ‘fake news’ são notícias falsas que têm na internet!”. Entretanto, como nós iremos nos aprofundarmos no assunto, vamos descobrir que existem alguns tipos das tão temíveis ‘notícias falsas’.
Na estação 1: Terá notícias simples. Vocês irão procurar um vídeo sobre jornalismo e identificar em uma das notícias escolhidas, informações como “quem, quando, onde, como, por que e o que”. Essa estação fara com que vocês aprendam e indaguem se uma notícia é falsa ou não, observando se todas as informações estão completas.
A estação 2 é menos complexa, vocês irão responder algumas perguntas.
1. Os sete tipos de ‘fake news’: paródia, falsa conexão, conteúdo enganoso, falso contexto, conteúdo impostor, conteúdo manipulado e conteúdo fabricado. Você as conhecia? Pode explicar sobre cada uma?
2. Pesquise o significado de cada uma delas.
A estação 3 é mais prática: Irão analisar os diferentes tipos de boatos e comentários falsos sobre o corona vírus.
A última estação é mais colaborativa. Você irá elaborar um cartaz na folha de sulfite sobre o tema do projeto.
Boa pesquisa!!!
Commentaires