top of page
Writer's pictureEscola Lydia Yvone

Atividades Português

NOME: ___________________________________________________________ Nº _______. E. E. Profª Lydia Yvone Gomes Marques Profª Maria Luiza COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Leitura e compreensão de texto. Reconhecimento de informações explícitas. Identificação de elementos de coesão e coerências, reconhecendo referenciações. CONTO DA MENTIRA Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe gente de madeira!”. O pai de Felipe também conversa com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!” Felipe ficava pensativo. Mas, no dia seguinte. Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.” “É verdade!”. A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantarem silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia... AUGUSTO, Rogério. FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo. Miniconto. Folhinha 14 jun. 2003. F8 C1 -1.


1. Felipe começou a reduzir suas mentiras porque:


a) começou a escrever um conto. b) deixou de ganhar uma bicicleta. c) inventou ter sido sorteado por um programa de TV. d) seu pai alertou sobre as consequências da mentira. 2. No trecho “A mãe tentava assustá-lo.”, o termo destacado substitui:


a) pai de Felipe. b) Pinóquio. c) cachorro. d) Felipe. 3. No desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe:


a) continua contando mentira para seus pais. b) decide ler todos os livros sobre o Pinóquio. c) torna-se um escritor e volta a criar histórias. d) escreve um livro de normas para o campeonato de rua.


4. Com base no texto, pode-se dizer que Felipe quando era criança costumava:


a) escrever. b) estudar. c) obedecer. d) mentir.


5. Identifique a ordem dos acontecimentos no conto: ( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional. ( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir. ( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão. ( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa. 6. O uso frequente das “aspas” no texto, serve para:


a) acrescentar explicações. b) marcar a fala dos personagens. c) explicar as etapas do procedimento. d) dar uma pausa nas frases.


7. Em: “Quem mentindo é você!” a palavra que está sublinhada no trecho é um tipo de linguagem:


a) falada entre familiares e amigos. b) ensinada na gramática e dicionários. c) discursada em plenária parlamentar. d) descrita nos manuais de instrução.


8. No trecho: “A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. A quem se refere o termo dele?


a) Ao narrador. b) Ao pai. c) Ao filho. d) Ao Pinóquio.


9. Na oração: “Então ele começou a reduzir suas mentiras.”, a palavra grifada pode ser substituída por:


a) aumentar. b) diminuir. c) estabilizar. d) terminar.


10. O assunto central do conto são:


a) as mentiras. b) as verdades. c) as invenções. d) as conversas.


11. Identifique os referentes das palavras sublinhadas: a) “A mãe tentava assustá-lo [...]”. b) “Felipe ria na cara dela [...]”. c) “A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”. d) “Até que um dia deixou de contá-las.”. 12. Pela conclusão da narrativa, a personagem se transformou:


a) num ator. b) num escritor. c) num jornalista. d) num vendedor.


13. Releia: “Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.” Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

38 views0 comments

Comments


bottom of page