Conteúdo: Qualidade e Tratamento de Água.
1-) A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?
2-) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
(a) reduzida área de solos agricultáveis.
(b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
(c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
(d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
(e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
3-) De acordo com o texto, responda as questões abaixo:
Tratamento de água: processos químicos e físicos
Dificilmente pensamos na importância de termos, de forma tão fácil, água limpa em nossas residências. Mas de onde vem a água que se bebe? Ela já vem limpa da fonte ou precisa passar por um processo de limpeza?
A água que recebemos em casa vem de rios e represas que contêm toda a sorte de impurezas. Por isso precisa ser submetida a uma série de tratamentos que a tornam adequada para o consumo. Isso é realizado nas estações de tratamento de água e consiste em um processo de basicamente quatro etapas principais: a floculação; a decantação; a filtração e a cloração. Duas delas envolvem processos químicos - a floculação e a cloração; as demais são processos físicos. No caso dos processos químicos acontecem transformações na estrutura da matéria, o que não ocorre nos físicos.
A floculação é feita para retirar os sólidos maiores em suspensão. Em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. Para isso são adicionados à água dos tanques, duas substâncias: sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio. Essas duas substâncias reagem quimicamente, formando hidróxido de alumínio e sulfato de cálcio:
Sulfato de alumínio + hidróxido de cálcio -> hidróxido de alumínio + sulfato de cálcio.
O hidróxido de alumínio resultante se apresenta sob a forma de flocos gelatinosos. A sujeira adere a eles e, juntos, acabam se precipitando para o fundo do tanque. Portanto, no processo de floculação, as partículas sólidas se aglomeram, tornando-se mais pesadas e maiores.
Tem início, então, a fase de decantação, um processo físico que permite a separação dos componentes dessa mistura - água e flocos de sujeira. A água é encaminhada para outros tanques onde, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo, separando-se da água.
Depois de separada dos flocos grandes, a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A filtração é, também de um processo físico, de separação de misturas.
Depois que a água fica livre de impurezas pelos processos anteriores, tem início a fase de tratamento químico para a desinfecção. Adicionam-se à água o cloro, germicida eficiente para a eliminação de microrganismos.
Após a cloração, ainda é adicionada à água a cal virgem (cal hidratada ou carbonato de sódio) para equilibrar a acidez. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.
Costuma-se também aplicar flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
Embora todas essas etapas sejam recomendadas para que a água esteja em ótimas condições de uso, nem sempre todas elas acontecem no processo de tratamento. A adição de flúor, por exemplo não é uma prática muito usual, apesar do seu grande potencial preventivo. Muitas vezes essa etapa é negligenciada com vistas à redução dos custos do processo de tratamento de água pelos municípios.
I-)Podemos afirmar que a água como está na natureza é uma mistura?
II-) Por que é necessário o tratamento da água para que ele se torne potável?
III-) Quais são os processos físicos para o tratamento da água? E os químicos?
IV-) Por que é necessário que se faça o consumo consciente de água potável?
Recursos complementares:
-Vídeo - Planeta água . Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5humo0Xk-V0&feature=related Acessado em 15/06/2010
Comments