Conteúdo: Transformações químicas
CONCEITO
Constantemente a matéria que nos cerca sofre transformações. Em algumas transformações somente o estado ou a agregação do material são alterados, caracterizando uma transformação física da matéria. Em outros casos essas transformações resultam na produção de um novo material, com características diferentes do inicial.
As transformações químicas ocorrem quando há alteração na constituição do material, formando assim novas substâncias.
Ao aproximarmos um fósforo aceso de um recipiente com álcool, este começa a queimar. Essa queima é uma transformação química, pois há alteração na constituição do álcool, que ao entrar em contato com o ar oxigênio, se converte em gás carbônico e água, liberando energia.
Chamamos de sistema o conjunto de materiais isolados para estudo. Uma maneira de comprovar a existência de uma transformação química é através da comparação do estado inicial e final do sistema. Algumas evidências podem ser observadas, permitindo verificar a ocorrência dessas transformações, como modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura. Confira a tabela com a descrição do sistema antes e depois da transformação:
Processo
Estado Inicial
Estado Final
Queima da Gasolina
· Gasolina: Líquido amarelado, com cheiro característico
· Oxigênio: Gás incolor
Gases Incolores
Enferrujamento de um prego
· Prego: sólido rígido, com coloração cinza
· Oxigênio: gás incolor
· Água: líquido incolor
Pó vermelho castanho
Em alguns casos, somente pela observação visual, não é possível identificar se houve uma transformação. Por exemplo, quando misturamos soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, ambas incolores. Após a mistura, o líquido resultante ainda é incolor, sem aparentar a formação de um novo material. No entanto uma reação química acontece quando essas substâncias são misturadas. Portanto é importante identificar e reconhecer os diferentes materiais que participam de uma transformação.
Toda transformação química constitui uma reação química. As substâncias presentes no início da reação recebe o nome de reagentes, e as que se formam recebem o nome de produto.
Exemplo: HCl+NaOH→NaCl+H2O
HCl, o ácido clorídrico, e NaOH, o hidróxido de sódio, são as substâncias que reagem, ou seja os reagentes. NaCl, o cloreto de sódio, e H2O, a água, são as substâncias que se formam, ou seja, os produtos.
TABELA PÉRIODICA- iniciação
As transformações podem ocorrer das seguintes maneiras:
POR AÇÃO DO CALOR:
Diversas substâncias, ao sofrer ação do calor, transformam-se, pois recebem calor suficiente para isso. Pode-se citar como exemplo coisas do dia-a-dia, como fazer uma torrada, aquecer o açúcar e transformá-lo em caramelo, assar um pão, entre outras.
POR AÇÃO DA LUZ:
Seja proveniente do Sol ou artificial, a luz é um agente que transforma quimicamente diversas
coisas presentes em nossos dias. Para exemplificar, lembre-se das folhas das árvores que, com o
tempo, acabam por amarelar-se, e das frutas que amadurecem. Além disso, a nossa pele que, quando exposta ao Sol, recebe uma coloração diferente.
POR AÇÃO MECÂNICA:
Essa transformação se dá devido a uma ação mecânica, ou seja, quando há fricção ou choque entre elas. A energia é liberada no momento do choque, desencadeando uma reação química. Esse tipo de transformação pode ser observado quando acendemos um fósforo ou um isqueiro, ou ainda quando ocorre a explosão de uma dinamite.
POR AÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA:
Algumas substâncias necessitam da energia elétrica para sofrer transformações químicas. Por exemplo, a composição do cobre, que é feito por meio do cloreto de cobre sendo colocado em solução aquosa. Ao se decompor com a ação da corrente elétrica, libera o cloro – ação que pode ser observada devido ao cheiro característico – e forma-se o cobre em estado sólido, que pode ser identificado pela coloração castanho avermelhada. Além disso, podemos decompor a água em hidrogênio e oxigênio, também por meio da corrente elétrica, realizando a eletrólise da água.
POR JUNÇÃO DE SUBSTÂNCIAS:
Por último temos a junção de substâncias que podem ocasionar a transformação. Pode-se citar como exemplo reações comuns realizadas em laboratório, como a transformação que ocorre ao se
colocar pregos de ferro em uma solução aquosa de sulfato de cobre. Após determinado período, nota-se que a solução tem sua cor alterada para verde, e sobra um depósito ao fundo do recipiente, com coloração acastanhada.
1-) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que
pode ser físico ou químico.
NESSE SENTIDO CONSIDERE, AS SEGUINTES TRANSFORMAÇÕES:
— derretimento das geleiras;
— degradação dos alimentos no organismo;
— ação de um medicamento no organismo;
— produção de energia solar.
Com relação a essas transformações, é correto
afirmar:
a) Todas são fenômenos químicos.
b) Todas são fenômenos físicos.
c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos.
d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
2-) Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do desencadeamento de fenômenos físicos e químicos. Qual das situações abaixo corresponde a um fenômeno químico?
a) Decomposição da matéria orgânica.
b) Evaporação das águas de um lago.
c) Chuva.
d) Orvalho.
e) Erosão.
3-) O gelo seco, ou dióxido de carbono solidificado, muito utilizado em processos de refrigeração, sofre sublimação nas condições ambientes. Durante essa transformação, ocorrem, dentre outros, os fenômenos de variação de energia e de rompimento de interações.
Esses fenômenos são classificados, respectivamente, como:
a) exotérmico - interiônico
b) exotérmico - internuclear
c) isotérmico - interatômico
d) endotérmico – intermolecular
4-) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio
ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
A cada um desses processos - (I), (II) e (III) - corresponde um tipo de transformação classificada,
respectivamente, como:
a) física, física e química.
b) física, química e química.
c) química, física e física.
d) química, física e química.
e) química, química e física.
Comments