top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

Educação Física-Atividade 06/07 á 17/07 2º ANO

2º ANO ATIVIDADES – EDUCAÇÃO FÍSICA 06/07/ a 17/07

Atividade 1

· Você deverá realizar uma pesquisa sobre Futevôlei e registrar no caderno, após o término da mesma deverá tirar fotos e enviar ao professor.

FUTEVÔLEI: REGRAS E BENEFÍCIOS


Originado nas praias do Rio de Janeiro em 1960, o futevôlei se espalhou pelo Brasil e já atravessou o mundo, chegando a Estados Unidos, Europa e Ásia. Sucesso entre jogadores de futebol, o esporte faz a cabeça também tanto de atletas dedicados quanto daqueles em busca de diversão de fim de semana, com uma modalidade que é a cara do versão brasileiro: descontraída, atlética e praiana.

Regras

As regras do jogo são similares às do vôlei, mas usando pés, pernas e cabeça; como no futebol, vale tudo menos os braços, antebraços e as mãos. É um esporte com bola, numa quadra de vôlei de praia, com as medidas de 9 m de largura e 18 m de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura. A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade: a Federação Internacional de Futevôlei e a Federação Europeia de Futevôlei. No Brasil, o órgão principal é a CBFv - Confederação Brasileira de Futevôlei.

A competição é composta por dois (2x2), três (3x3) ou quatro (4x4) jogadores de cada lado da quadra, mas oficialmente mesmo, só existe a primeira opção. Como no vôlei, é permitido um máximo de três toques na bola, podendo passar para o outro lado do campo, por cima da rede, de primeira, ou de segunda. O jogo é disputado em sets (de 18 pontos, sem vantagem). Os fundamentos são basicamente saque, recepção, passe, ataque e defesa. Mas, diferentemente do vôlei, só se usa pé, coxa, peito, cabeça e ombro. Nada de mãos e braços!

O que pode usar:

· Pé

· Coxa

· Ombro

· Peito

· Cabeça

O peito é geralmente utilizado por homens e o ombro é importante para as mulheres na hora de receber a bola. Existem, principalmente, dois tipos de ataque:

1. O de cabeça, mais comum;

2. e o shark attack, na tradução, ataque de tubarão (originado do ex-atleta Leo Tubarão), que é com o pé.


Anderson Águia dá um shark attack no adversário em campeonato de Futevôlei — Foto: Divulgação/Team Águia Fundamentos · Saque · Recepção · Passe · Ataque · Defesa Especializado no shark attack, o atleta Anderson Águia, de 37 anos, é um dos maiores expoentes do esporte no Rio de Janeiro, com quatro vitórias mundiais, seis brasileiras e duas da Liga Nacional. Nascido em Alcântara, São Gonçalo, e criado na favela da Rocinha, Águia diz que o futevôlei mudou a sua vida. O esporte não costuma ser ensinado nas escolas, nem mesmo na faculdade de Educação Física. Mas é muito comum andar pela orla das praias encontrar gente botando a bola para o alto com o pé. Benefícios A modalidade trabalha principalmente as musculaturas de: 1. Abdômen; 2. Glúteos; 3. Coxas; 4. Panturrilhas. Além disso, faz uma mescla importante entre trabalho de força e aeróbico, ajudando a: 1. Emagrecer: perde-se de 450 a 800 calorias em uma hora de atividade intensa; 2. Manter a saúde cardiovascular; 3. Combater perda óssea e muscular; 4. Manter os níveis de vitamina D, já que é realizada ao ar livre, sob o sol, o que é fundamental para sintetizar esta vitamina. Mas não esqueça de: · Usar filtro solar para evitar problemas de saúde, especialmente o câncer de pele; · Reforçar a hidratação.

Diferenças Feminino x Masculino

A diferença de gênero mais conhecida no esporte é com relação ao uso do peito, que é mais comum para homens do que para mulheres. Mas assim como no futebol, o futevôlei não é diferente no que diz respeito ao preconceito com jogadoras do sexo feminino.

Links de vídeos para auxilio nas aulas:

História do Futevôlei

23 views0 comments

Commenti


bottom of page