1º ANO
ATIVIDADES – EDUCAÇÃO FÍSICA
15/06/ a 19/06
Atividade 1
· Realizaremos uma retomada do conteúdo do 1º Bimestre.
Atividade 2
· Você deve realizar uma leitura do texto sobre passes e posições do Basquetebol e registrar no caderno, logo após a realização da atividade você deve tirar fotos do seu caderno enviar para o professor.
Atividade 3
· Você deverá assistir aos vídeos sobre os passes do Basquetebol.
Links de vídeos para auxilio nas aulas:
Passe de peito e passe picado
Passe de ombro
Passe sobre a cabeça
Passe com uma mão
Basquetebol
Passes
O passe e os seus diversos tipos. O passe, ou melhor, o ato de transportar a bola de uma mão para a outra entre os companheiros de equipe possui diversos tipos. Passe picado: A trajetória da bola sofre um impacto durante o seu percurso sobre o solo até chegar à mão do companheiro. As mãos que circundam a bola terminam o movimento com as palmas das mãos voltadas para fora e os braços em extensão. É feito com a mesma técnica que o passe de peito. Passe de peito: A bola descreve uma trajetória retilínea (reta), na altura do peito do jogador, com a extensão dos cotovelos e as palmas das mãos voltadas para fora ao final do movimento. Passe com uma mão: Usado para lançar a bola mais longe. Deve-se esticar o braço como uma alavanca, pois assim a bola é lançada na maior distância. Passe de ombro: O jogador leva a bola por cima do ombro, segurando-a com ambas as mãos, com o pé contrário ao do braço que está realizando o movimento, na frente. Depois estica o braço, lança a bola e termina o movimento com uma flexão de punho. Por cima da cabeça: O jogador leva a bola por cima da cabeça com as duas mãos. Estende os braços à frente, na altura dos olhos e lança a bola com um movimento de flexão dos punhos. Lembre-se que, no transcorrer da realização de todos os passes, independente do tipo, as pernas nunca devem estar paralelas, ou melhor, na mesma linha e sim um de frente para o outro, para que haja uma maior eficácia nesse tipo de fundamento.
JOGADORES e suas POSIÇÕES
O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada. São classificados em armadores, alas e pivôs.
Isso dependerá de sua posição e objetivos no desenvolvimento do jogo. Os armadores estão localizados no centro da quadra e, portanto, são a "cabeça" do time.
Os alas, como o nome indica, são aqueles que ficam próximos das linhas laterais. Já os pivôs, são responsáveis por maior parte dos arremessos de bola ao cesto.
Geralmente, os pivôs são jogadores maiores e mais fortes da equipe. São eles também que fazem o rebote das bolas, ou seja, recuperam a bola após o arremesso.
Comentarios