3º ANO
ATIVIDADES – EDUCAÇÃO FÍSICA
14/09/ a 02/10
UNIDADE TEMÁTICA: DANÇA
Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza muito grande dessas manifestações: danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da fronteira, etc., cada região ou cidade do Brasil têm suas festas e danças (Moçambique, maculelê, maracatu, reisado, carimbó, cacuriá, folia, bumba, forró, samba, pezinho, congada, coco, pastoril, quadrilha etc.).
Cada manifestação dessas tem uma história, uma razão de ser, e revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada e ampliada.
Os grandes centros urbanos também têm suas tradições: bailes funk, forrós, lambadas, escolas de samba, gafieira, pagode, carnaval de rua e muito mais.
ATIVIDADE 1 – VAI DAR SAMBA...
O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados.
A forte influência do samba pode ser percebida, predominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança.
A cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação.
(São Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014).
Neste momento, desafiamos você a buscar em revistas, internet, jornais, livros e até mesmo ilustrar os estilos de samba existentes, de acordo com o quadro a seguir:
(ESCREVA UM POUQUINHO SOBRE CADA ESTILO DE SAMBA OU FAÇA UM DESENHO SOBRE O SAMBA)
ATIVIDADE 2 – ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO SAMBA PARA SUA MELHOR COMPREENSÃO.
LINK DA HISTÓRIA DO SAMBA
Comentários