BOXE
Em aproximadamente 3000 a.C., o Boxe surgiu no Egito como peça integrante das festas realizados pelo faraó, onde homens despidos lutavam entre si. O esporte se manteve por milênios, até que chegou nas Olimpíadas durante o século VII a.C. Época em que os competidores utilizavam apenas um pedaço de couro para proteger as mãos.
As lutas sobreviveram, no Império Romano elas passaram por algumas modificações. Os combates eram desempenhados pelos gladiadores, com luvas feitas de metal. Fato que o tornava ainda mais violento e em muitos casos terminava em morte.
Da mesma forma que os romanos perderam seu domínio, o boxe ficou esquecido no tempo. Renasceu somente no ano de 1880, esporádicas disputas na Inglaterra, o que foi suficiente para voltar ao auge nos Jogos Olímpicos de St-Louis, em 1904, contendo sete categorias de peso.
A Federação Internacional de Boxe Amador difundiu-se no decorrer dos Jogos de Antuérpia 1920, na Bélgica. Todavia durou apenas 26 anos, obrigando a criação da Associação Internacional de Boxe Amador, a AIFA, atualmente responsável pelas competições mundiais.
Para a edição do Rio 2016, os homens lutam sem o uso do capacete e da camisa, assim como em competições profissionais. Já as mulheres competem com o protetor, uma vez que o uso obrigatório surgiu nos jogos de Los Angeles 1984.
O boxe feminino, no entanto, só garantiu seu espaço nas Olímpiadas de Londres 2012.
CATEGORIAS DE PESO
Para as lutas serem mais justas possível, os pugilistas são divididos por categorias de peso. Assim cada pugilista só combate com outro pugilista de peso semelhante ao seu, tornando os combates bem mais justos e equilibrados.
As categorias de peso são as seguintes:
MASCULINO
· Mosca ligeiro – 48 quilos
· Mosca – 51 quilos
· Galo – 54 quilos
· Pena – 57 quilos
· Leve – 60 quilos
· Meio médio ligeiro – 64 quilos
· Meio médio -69 quilos
· Médio – 75 quilos
· Meio pesado – 81 quilos
· Pesado – 91 quilos
· Super pesado – + 91 quilos
FEMININO
Mosca: até 51kg
Leve: até 60kg
· Meio-pesado: até 81kg
Como todo esporte o boxe também exige itens de segurança em seu vestuário:
· BOXE PROFISSIONAL: Luvas acolchoadas, Protetor bucal, Bandagens para as mãos e Protetor Genital.
· BOXE AMADOR: Luvas acolchoadas, Protetor de cabeça, Protetor bucal, Bandagens para as mãos e Protetor Genital.
· Os principais boxeadores brasileiros da história foram Éder Jofre, Acelino “Popó” Freitas, Péter Venâncio, Maguila e Servílio de Oliveira.
O tempo das disputas pode-se diferenciar entre os campeonatos. Nas competições Olímpicas são 3 rounds de 3 minutos no masculino e 4 rounds de 2 minutos no feminino. Entretanto, no geral os combates são compostos de até 12 assaltos de 3 minutos.
RINGUE DE BOXE
O ringue de boxe é de forma quadrada e deve ter por lado entre 7,8m². Local onde os atletas se confrontam, somando pontos através de golpes. Vale lembrar, que não é válido golpes abaixo da linha da cintura.
Possui quatro cordas elásticas, com diâmetro entre 3 e 5 centímetros, sendo que devem estar penduradas nos postes a 41, 71, 102 e 132 centímetros de altura a contar do solo do ringue.
Os postes devem ser revestidos e com uma superfície lisa para que os pugilistas não se magoem quando embatem contra um deles.
Boxe Profissional x Boxe Olímpico
As regras do Boxe Olímpico tem algumas diferenças do Boxe Profissional, sendo que este utiliza as regras de Boxe Amador.
Algumas das diferenças são que os de Boxe Olímpico têm de usar um protetor na cabeça enquanto no profissional é proibido usar. No boxe amador, também só vai até aos quatro rounds enquanto o profissional vai até aos 12 rounds.
A forma de ganhar também é diferente, contando os pontos de forma diferente.
COMO GANHAR NO BOXE
O objetivo do boxe é acertar o maior número de golpes diretos no adversário, sendo que no final os juízes fazem uma votação entre eles até alcançar um veredito sobre qual dos atletas fez mais pontos com os golpes.
Existem outras maneiras de se ganhar, e elas são:
· Fazer com que o adversário caia 2 a 3 vezes na lona no mesmo round (o número depende da competição);
· Fazer nocaute, sendo que o adversário cai no chão ou apoia-se nas cordas, e o árbitro conta até 10 e o atleta não consegue se levantar nesse tempo;
· O árbitro pode também marcar um nocaute técnico. Isso acontece quando um dos pugilistas esta a levar com muitos golpes consecutivos e o árbitro considera que ele não esta a conseguir recebê-los;
· Por ultimo, um dos assistentes pode jogar a toalha ao chão, significando que estão a desistir do combate;
JUÍZES E STAFF
O número de pessoas envolvidas no combate sem ser os pugilistas ainda é elevado, sendo que cada um tem a sua função: Vamos ver quais são e o que fazem;
ÁRBITRO
O árbitro é o responsável pelo cumprimento das regras dos pugilistas, estando dentro do ringue a controlar o comportamento dos atletas e intervindo quando a situação o exigir;
JUÍZES
Num combate estão presentes 3 juízes, os quais têm como responsabilidade contar os golpes de cada pugilista e assim decidirem quem ganha o combate, caso não haja nenhum nocaute;
MÉDICO
Deve sempre estar presente um médico para avaliar o estado dos pugilistas durante o combate, averiguando se ele esta em condições de continuar o combate;
CRONOMETRISTA
Este está responsável pelo tempo do round e toca o gongo, que é utilizado para assinalar o fim de cada round;
DIRETOR TÉCNICO
O Diretor Técnico é o responsável pelas decisões dos juízes, revendo-as e anunciando o resultado. Também é responsável por outras decisões no combate;
LOCUTOR
É o responsável por fazer os anúncios dos resultados das lutas, apresentação dos lutadores, autoridades, árbitro, juízes, etc.
ASSISTENTES
Cada boxeador tem direito a ter quatro assistentes, os quais ficam atrás do poste do lutador (corner vermelho ou corner azul) e tem como responsabilidade aconselhar o pugilista, tratar dele e jogar a toalha quando achar que ele já não esta em condições para continuar a luta;
SPARING
Sparing é o nome que se dá aos lutadores que são responsáveis por treinar com outros pugilistas. Normalmente são lutadores amadores ou no inicio da carreira e muitas vezes até acabam por se tornar grandes pugilistas e campeões, sendo como exemplo Larry Holmes, sparing de Muhammad Ali.
PRINCIPAIS LUTADORES DA HISTÓRIA DO BOXE MUNDIAL
Sem duvidas nenhuma, a escolha unânime de qual foi o maior lutador de boxe de todos os tempo pelo público e especialistas foi Mohamed Ali “a Lenda”, o que o próprio apelido já o descreve perfeitamente, ele representa a lista de boxeadores lendários da rica trajetória desse esporte, nomes como Oscar De La Hoya, Jack de La Motta, Joe Frazier, Julio César Chavez, Ray "Sugar" Leonard, Jack Dempsey, Henry Armstrong, Marcel Cerdan, Mike Tyson, Evander Holyfield, Bernard Hopkins e por ultimo Floyd Mayweather o mais novo e ultimo boxeador dentre eles na ativa.
Algumas das regras das lutas de Boxe Profissional são:
· Golpes só são considerados pontuáveis se forem acertados de frente ou na lateral da cabeça ou o abdómen do adversário. Golpes nos braços não são pontuáveis;
· Soco na nuca, agarrar ou golpes abaixo da cintura são infrações. Quando feitos, o árbitro dá uma advertência ao pugilista. Se isto se voltar a repetir, o pugilista pode ser desqualificado.
· O pugilista não pode desferir nenhum golpe no adversário enquanto ele estiver no chão;
· Mordidas também são motivo de advertência e potencial desqualificação;
Golpes de Boxe
· Direto: Golpe rápido e forte que atinge a parte frontal do adversário com o punho que estava atrás da guarda.
· Jabe: O mesmo que o direto, só que com o outro punho, o que está a frente na guarda.
· Cruzado: Tão forte quanto o direto, mas atinge a parte lateral da cabeça do oponente. Neste movimento o braço termina flexionado, ao contrário do direto.
· Gancho: Movimento do punho em trajetória curvilínea que atinge a lateral da cabeça ou do abdómen do lutador.
· Uppercut: Golpe feito no sentido de baixo para cima com o objetivo de atingir o queixo do outro lutador.
· Jab-direto: A mistura do golpe direto com o golpe jabe, ou seja, o lutador fica socando o oponente com as duas mãos ao mesmo tempo.
LINKS com vídeos do youtube para te auxiliar na aula acima
1º Bimestre
História do Boxe
Regras do Boxe
Comments