top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

(Educação Física) Esportes de Aventura na Natureza - 9º ano



ESPORTES DE AVENTURA NA NATUREZA

A vida é feita, entre outras coisas, de aventuras e emoções. Os esportes de aventura na natureza são um ótimo exemplo de experiências novas e diferenciadas.


Esportes por si só já são bem interessantes e gratificantes, esportes de aventura podem ser ainda mais fabulosos.


Enfrentar condições climáticas complexas é parte dos esportes de aventura.


Existem diversos tipos de esportes de aventura para todos os gostos e certamente haverá um que vai agradar você.


DEFINIÇÃO

De acordo com a Wikipedia e sites/blogs especializados, os esportes de aventura na natureza são definido s como aqueles que envolvem um nível muito maior de riscos físicos, que podem estar relacionados a velocidade, altura ou outros elementos. É justamente por causa desses riscos que os esportes de aventura são bem mais emocionantes que os esportes comuns, como basquete, corrida, entre outros.


Além disso, eles exigem muito mais do corpo e do emocional do indivíduo. Muitas das vezes, esses esportes envolvem situações extremas em termos físicos e/ou emocionais. Essa modalidade de esporte estimula fortemente a produção de certos tipos de hormônios, como serotonina e endorfina.


Não é qualquer pessoa, em certo sentido, que pode praticar o esporte de aventura. Devido ao alto grau de exigência física e mental, demanda-se um elevado grau de preparo, a fim de que se possa dar conta de toda a atividade.

Apreciar belas paisagens enquanto pratica um esporte confere outro ânimo ao exercício.


Os esportes de aventura devem ser praticados ao ar livre, a céu aberto. Há basicamente duas categorias diferentes de esportes de aventura: esportes de aventura na natureza e os esportes radicais urbanos.


Os esportes de aventura na natureza são, como o próprio nome diz, executados em ambientes naturais, na natureza, e sob a influência de intempéries naturais, como sol, chuva, vento. Os esportes radicais urbanos são praticados nos ambientes urbanos ou ainda em lugares fechados.


Quando um esporte é realizado na natureza, isso incrementa com alguns elementos, posto que além de saber lidar com certos acessórios, há toda a influência natural em termos de percurso, condições climáticas, entre outros. Tudo isso conta no grau de dificuldade e exigência.


Todas essas condições ambientais influenciam nos riscos, o que, por sua vez, aumenta o grau de adrenalina sentida nas práticas esportivas.


História dos esportes de aventura na natureza

A história dos esportes radicais e de aventura remonta há muito tempo. É claro que alguns dos esportes existiam antes de se tornarem um esporte em si e foram se moldando para se encaixar como prática esportiva. Outros foram derivados de certas práticas e se tornaram uma coisa nova.


Os esportes radicais e de aventura surgiram nesta era contemporânea. Com a modernização da sociedade, o homem ficou mais concentrado nas cidades, preso a atividades ligadas às tecnologias e áreas urbanas.


O homem foi ficando distante da natureza e das atividades a ela relacionadas. Esse contato com o natural ficou super reduzido, distante. Ficamos por vezes presos a atividades rotineiras, monótonas, desprovidas de intensidade e emoção.


Chegou o momento então que o homem resolveu fazer uma espécie de volta às origens, retomando um contato maior com a natureza. Isso se mostrou importante para uma reflexão maior e mais profunda sobre o convívio social e a vida em sociedade.

Adrenalina é a palavra-chave dos esportes de aventura na natureza.


Ter um contato maior com a natureza passou a ser visto como uma necessidade, visto que tais atitudes teriam efeitos extremamente benéficos em termos pessoais (físicos e mentais) e sociais. Pessoas de várias idades os praticam, principalmente as que estão na faixa entre 18 e 30 anos.


A partir da segunda metade do século XX, os esportes de aventura foram ganhando espaço. Mas foi principalmente a partir da década de 1980 que eles tomaram uma forma mais sólida e cresceram vertiginosamente, popularizando-se.


Eles são encarados como um verdadeiro contraponto ao mundo do trabalho, sobretudo

o urbano. Eles são mais do que um lazer: são uma espécie de válvula de escape tão necessária a essa realidade moderna. É aos poucos que os praticantes de cada modalidade se juntam, se organizam e criam toda uma estrutura para a prática esportiva, oficializando a existência do esporte.

Tipos de esportes de aventura na natureza

Como dissemos anteriormente, existem os esportes radicais urbanos e os esportes de aventura na natureza, que é o que nos interessa no momento. Os esportes de aventura no ambiente natural devem ser feitos in loco, de acordo com as características do mesmo. Como por exemplo: Mata, Mar, Rios, Neve, Deserto de areia e Ar.

Existe uma lista de esportes radicais. Contudo, vamos nos ater abaixo a lista de esportes de aventura que podem ser feitos na natureza.


ACQUARIDE - Consiste em descer corredeiras sobre uma câmara de ar utilizando as mãos como propulsores. Luva e capacete são equipamentos de segurança obrigatóri


os.

ALPINISMO OU MONTANHISMO - é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada.


















ARBORISMO - consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas.


ASA-DELTA - é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa-delta no ar.


BMX OU BICICROSS - é praticado com bicicletas especiais em uma espécie de corrida em pistas de terra com diversas rampas e obstáculos


BUNGEE JUMPING - consiste em praticar um salto em lugares muito altos amarrados pelos tornozelos ou cintura a uma corda elástica.



ESCALADA - Diz respeito à prática esportiva onde o indivíduo escala monatnhas e paredões artificiais de diferentes tamanhos e formas, com a ajuda de cordas, mosquetão e outros acessórios.


MOTOCROSS, MX OU MOTOX - é praticado sobre motocicletas de estilo off-road em lugares com diversos obstáculos, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro.


MOUNTAIN BIKE - ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.


PARAPENTE - ou paraglider em inglês, é semelhante a um paraquedas pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspensos. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição onde é considerado esporte radical.


PARKOUR - ou em português: “arte do deslocamento”, é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.


RAPEL - é uma atividade praticada com o uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.


RAFTING - é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis, equipamentos de segurança.


SKATE - consiste em deslizar sobre o solo superando obstáculos equilibrando-se numa prancha com rodas.


SNOWBOARD - é um esporte que consiste em equilibrar-se sobre uma prancha sobre superfícies com neve em encostas de montanhas como no esqui.


SURFE ou SURF - é efetuado na superfície da água deslizando em pé sobre uma prancha , cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados pelo surfista aproveitando a onda que quebra quando se aproxima da praia ou costa.



TREKKING - Também conhecido como trilhas, é o esporte de realização de caminhadas pela natureza, adentrando a mata, pisando em pedras, passando por lagos, etc... É preciso uma boa dose de fôlego e alguma força nos músculos da perna, pois esses serão bastante exigidos.


WINGSUIT - é um macacão com asas usado por paraquedistas para vôos de alta performance. Os praticantes desta modalidade de paraquedismo são também chamados "Bird-man" (homem pássaro).


LINKS com vídeos do youtube para te auxiliar na aula acima

1º Bimestre

Arborismo

Exemplos de esportes de aventura

Mountain Bike

Rapel

1,372 views0 comments

Comments


bottom of page