top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

GEO PROFª JULIANA 6A/B 18 á 29/05

Aula 1 e 2


LEITURA


USINAS HIDRELÉTRICAS E AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM

A construção de uma hidrelétrica muitas vezes afeta não somente as condições naturais da região, como também o modo de vida dos povos que ali habitam. A seguir, conheça o exemplo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Construída no rio Xingu, no estado do Pará, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte era, no ano de 2018, a maior usina nacional do Brasil e a terceira maior do mundo. Ela tem a capacidade de gerar energia para 60 milhões de pessoas, o equivalente a 40% do consumo residencial de todo o país. Apesar de sua importância em termos energéticos, sua construção foi bastante controversa. Leia os trechos das reportagens e observe as fotografias. [...] O Brasil está prestes a ver mais um reservatório de usina hidrelétrica ocupar espaços que antes eram destinados a múltiplos usos. A história se repete, com nuances de diferenças e muitas similaridades. A hidroeletricidade é apontada como uma das energias ambientalmente mais limpas do planeta, no entanto, não se pode dizer o mesmo de seus impactos sociais. A hidrelétrica de Belo Monte está instalada em uma das regiões de maior sociobiodiversidade do Brasil, muito próxima ao Parque Indígena do Xingu e de Altamira, cidade que sempre foi um portal para a Amazônia [...].



[...] “Viver hoje do Rio Xingu é impossível, não tenho chance nenhuma. As pessoas viviam bem e hoje vegetam, não é vida digna”, comenta Raimunda Gomes da Silva ao passar pelos pedrais da Volta Grande, após o barramento do rio. Quase um ano após o fechamento das comportas para a criação do lago artificial que vai gerar a energia da hidrelétrica de Belo Monte, as populações indígenas e ribeirinhas sentem e denunciam os impactos em seus modos de vida: dificuldade em navegar por trechos do rio, desaparecimento de locais de pesca tradicionais, aumento de pragas, diminuição e morte de peixes. [...] BELO Monte, o que fizeram de nós? Instituto Socioambiental, set. 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2017.

Agora responda:


1 Observando as fotografias, a construção da barragem causou que tipo de transformação nas paisagens naturais?


2 Além das transformações nas paisagens naturais, qual foi a outra transformação observada após a construção da barragem?


Explique. 3 Podemos dizer que algumas transformações na paisagem podem alterar a identidade de um lugar?




Aula 3 e 4


QUAIS SÃO OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS AÇÕES HUMANAS NA TRANSFORMAÇÃO DAS PAISAGENS, EM DIFERENTES TEMPOS?

Vimos, ao longo dos capítulos anteriores, que as paisagens com predomínio de elementos naturais e culturais estão em constante transformação, ora pela ação da natureza, ora pela ação do ser humano. O resultado dessa interação constitui o espaço geográfico, que pode ser registrado e representado de diferentes formas. A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é um dos locais mais conhecidos do Brasil. As reconstituições da paisagem (na sequência de imagens) e o texto da dupla de páginas desta seção buscam retratar as transformações ocorridas no bairro de Copacabana entre os anos de 1893 e 2007. Copacabana faz 120 anos e ganha de presente declarações de amor Nos últimos 120 anos, o areal inóspito que ficava entre o mar e a montanha deu lugar a centenas de prédios ocupados por 161 mil habitantes que Copacabana possui hoje em dia. [...] Natural da cidade do Porto, em Portugal, Fernando Polónia chegou ao Rio de Janeiro em 1953, uma semana antes do carnaval. Aos 23 anos e com inúmeros sonhos, Fernando se apaixonou por Copacabana à primeira vista. “A beleza da sua praia e seu contorno geográfico eram um desenho tão perfeito que só podiam ser traçados pelas mãos de Deus”, afirma Polónia, lembrando que o ritmo do carnaval de rua foi o princípio do seu encantamento por Copa. Naquela época, Fernando lembra que a Avenida Atlântica só tinha o Copacabana Palace e algumas casas, e os namorados costumavam passear de mãos dadas pela orla. “Conheci minha mulher em Copacabana. A maior diversão na época era passear no calçadão e ir aos famosos cinemas do bairro. Um dos mais frequentados era o Metro, não só por quem ia assistir aos filmes, mas também para as pessoas que queriam se refrescar. Naquele tempo, poucas casas tinham ar-condicionado e o do Metro era um dos melhores”, diz Fernando. Em função disso, a porta dos cinemas acabava virando ponto de encontro de jovens, segundo ele.






Responda:


1 Quais elementos naturais desapareceram na paisagem entre a imagem número 1 e a número 4?

2 Quais elementos culturais foram inseridos na paisagem entre as imagens 1 e 4?

3 Existem semelhanças entre o bairro de Copacabana e o lugar onde você mora? Você já ouviu relatos de outras pessoas sobre transformações nas paisagens do lugar onde vive? Quais?

4 Qual das imagens melhor representa a praia de Copacabana retratada na declaração de Fernando Polónia?

5 A partir das imagens e do relato acima, é possível perceber que o bairro de Copacabana sofreu grandes transformações. Quais são os aspectos positivos e negativos dessas transformações.

2 views0 comments

Comments


bottom of page