ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO CULTURAL
Além das organizações multilaterais criadas para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do patrimônio histórico e cultural dos países. Na América, por exemplo, algumas organizações se destacam por implementar projetos e programas intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Esses projetos e programas têm o caráter de propagar idiomas, facilitar o intercâmbio de pessoas, difundir livros, produções acadêmicas, cinematográficas e televisivas, músicas e festas populares típicas etc. Além disso, possuem o importante papel de atuar na cooperação multilateral ou bilateral nos campos da educação, da ciência e da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos países americanos. Observe a fotografia a seguir, que ilustra a festa de independência celebrada pela comunidade boliviana que vive em São Paulo, como um meio de difundir aspectos da cultura da Bolívia no Brasil.
1 Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), responda:
a) Em que contexto a ONU foi criada?
b)Qual o principal objetivo da criação da ONU?
c) Compare a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança quanto a seus membros e suas atribuições.
2 Leia o texto abaixo, observe ao lado o infográfico “8 jeitos de mudar o mundo” e faça o que se pede.
Em setembro de 2000, os presidentes de 190 países, incluindo o Brasil, se reuniram no evento chamado “Cúpula do Milênio”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conversar sobre os principais problemas que afetam o mundo. Deste encontro, surgiram os “8 jeitos de mudar o mundo”, que agregam diversas ações a serem praticadas pelos governos para que tais objetivos sejam alcançados até 2015. IBGE. 7 a 12. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2018.
a) Por que você acha que foram criados os “8 jeitos de mudar o mundo”?
b)Na cidade em que você mora, há algum projeto ou programa governamental relacionado aos “8 jeitos de mudar o mundo”? Exemplifique.
3 Leia o texto e responda às questões a seguir.
ONU ajuda 16 mil pequenos produtores na África a fornecer alimentos para escolas O Programa de Aquisição de Alimentos para a África – PAA África – já beneficiou cerca de 16 mil pequenos agricultores e mais de 37,1 mil alunos na Etiópia, Malauí, Moçambique, Níger e Senegal, desde a sua criação, em 2012. A iniciativa, que combina as demandas de iniciativas de alimentação escolar à oferta da agricultura familiar, é tema de um novo estudo do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG). A iniciativa é fruto de uma parceria entre os governos do Brasil e Reino Unido com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). [...] A maioria dos países participantes introduziu alimentos ricos em proteínas nos cardápios escolares, como legumes, frutas e verduras frescas, embora alguns tenham as compras institucionais restritas a algumas commodities, como o Senegal, onde o PAA adquire apenas arroz da agricultura local. [...] ONU AJUDA 16 mil pequenos produtores na África a fornecer alimentos para escolas.
ONU Brasil, 2 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2018.
a) Em sua opinião, qual a importância do projeto PAA África?
b) Quais organizações mundiais estão envolvidas nesse projeto?
Comentários