top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

GEOGRAFIA 6ºA/B PROFª JULIANA 28 Á 09/10

ATIVIDADES 6º ANOS

O Clima, o Tempo e a Vida Humana 6º Ano

É muito comum ouvirmos um diálogo assim: Como está o tempo atmosférico hoje? Ou ainda: Como está o Clima hoje? Devemos ter em mente que clima e tempo atmosférico não são a mesma coisa, o tempo é uma situação de momento, daquela hora, daquele dia, o clima é um conjunto de fatores que determina o clima de uma determinada região e está relacionado com a Latitude, o Relevo e a Altitude. Mas, como está o Tempo Hoje? O tempo deverá estar quente, frio, agradável, se há chuva ou não, qual a temperatura aproximada no momento, velocidade dos ventos, nublado, de sol, garoando, etc. O s telejornais costumam apresentar a previsão do tempo. Que elementos eles utilizam para isso? A previsão do tempo é feita com imagens de satélites, de radar e a partir da observação de elementos climáticos, como temperatura, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos. As mudanças do tempo atmosférico tem uma interferência na vida das pessoas. Vamos, então, saber como ocorre essa interferência: as condições do tempo atmosférico interferem muito na vida das pessoas. Se estiver frio, há necessidade de se agasalhar, de se proteger das baixas temperaturas. Em noites muito frias, os moradores de rua podem até morrer de hipotermia. O tempo atmosférico pode também prejudicar as lavouras, caso ocorram geadas e chuvas de granizo. Se há previsão de chuvas fortes, é preciso se precaver e, em especial, nas grandes cidades, para evitar congestionamentos e enchentes.

Temos o texto de noticias das chuvas que causaram inúmeros estragos em São Paulo e em Minas gerais. A seguir a introdução das noticias: Chuva causa estragos em dez cidades de SP.A tempestade que atingiu o Estado de São Paulo a partir do sábado à tarde causou estragos em pelo menos dez cidades do litoral sul e dos vales do Ribeira e do Paraíba. Ao menos 7.860 pessoas ficaram desalojadas, e 258 estão desabrigadas. Ao todo, ao menos 43 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Em MG, chuva danifica quase cem carros. Alguns veículos chegaram a ficar empilhados na principal avenida de Uberlândia; duas pessoas tiveram ferimentos leves. A Região metropolitana de Belo Horizonte também foi atingida; em Contagem, vento derrubou a marquise de um posto de gasolina.

Após a leitura daquelas noticias veremos que elas destacam danos humanos e materiais causados em áreas urbanas durante um período de chuvas intensas. Complicando a vida das pessoas com falta de energia, prejuízos financeiros, riscos de danos físicos também. Num evento desses grande parte da população é atingida e principalmente aqueles de menor poder aquisitivo. Em todos os impactos causados, o excesso de chuvas é apontado como causador dos danos, e quando acompanhada de fortes ventos os danos e consequências em geral são ampliados. Além das chuvas e ventos que causaram tantos transtornos, não podemos deixar de lado a ação do homem, que em muitos casos está por trás das consequências de uma forte chuva que aumentam a vulnerabilidade dos ambientes, tornando-os mais suscetíveis a desastres. O alagamento de casas e ruas, por exemplo, está relacionado à ocupação de áreas inundáveis e à impermeabilização do solo urbano.

Nós podemos observar o tempo atmosférico durante um dia, durante uma semana, meses etc. e no final produzir um relatório e ter uma média de quanto choveu, das temperaturas mínimas e máxima, saber qual é a amplitude térmica daquela área, enfim, a observação do tempo atmosféricos nos dá muitas informações.

Veremos que “Frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que geralmente se forma em regiões de grande contraste térmico”. Saberemos ainda, o que acontece com o tempo atmosférico com a passagem de uma frente fria. A passagem de uma frente fria provoca significativas alterações no clima, “associadas ao aumento das nuvens, à presença de chuva, às variações na direção do vento e à forte mudança de temperatura”.

As imagens de satélite demonstram o avanço de uma frente fria pelo Brasil. As imagens nos mostram as áreas com maior cobertura de nuvens identificadas nas imagens e as mudanças ocorridas ao longo dos dias. Na primeira imagem, observa-se uma massa de ar sobre o Rio Grande do Sul, enquanto o restante do país apresenta tempo aberto, sem nuvens. Na segunda imagem, a massa de ar já se deslocou e atinge toda a região Sul, avançando para o oceano. Nota-se a formação de nuvens na região amazônica. Na terceira imagem, grande parte da massa de ar se deslocou para o oceano, e uma pequena porção dela está sobre São Paulo. Na quarta imagem, percebe-se que a massa de ar deslocou-se totalmente para o oceano e uma nova massa de ar formou-se na região amazônica. Você já deve ter observado e se perguntado: por que encontramos na atmosfera massas de ar que são frias e outras que são quentes? A principal resposta está na questão LATITUDE, A temperatura da massa de ar depende da região em que ela se forma. Nas áreas quentes, próximas ao Equador, formam-se massas de ar quente; nas regiões frias, em altas latitudes, massas de ar frias. As massas de ar não são estáticas, elas se movimentam e as forças naturais que provocam esse movimento são: o deslocamento do ar (ventos), o movimento de rotação da Terra e os centros de alta e baixa pressão. Em todos os cantos da terra sempre há alguém monitorando o tempo atmosférico, produzindo gráficos, tabelas, imagens. Esse monitoramento é necessário para facilitar a vida das pessoas, prevenir desastres naturais, para a agricultura, enfim o tempo está intimamente ligado em nosso cotidiano.

Finalizando esse texto concluimos que:“Tempo” é um estado momentâneo da atmosfera, ou seja, que pode se modificar rapidamente (por exemplo, “o dia está quente e ensolarado”, “vai chover e esfriar no fim da tarde” etc.). Já o “clima” (ou tipo climático) é uma classificação feita após a observação do tempo atmosférico por longos períodos, que permite reconhecer características gerais relacionadas ao tempo de cada clima (tropical, temperado, árido etc.), nas diferentes regiões do planeta.

RESPONDA:

1. Com base nessas informações, escreva, em uma folha avulsa, um texto a respeito da influência do tempo atmosférico em sua vida. Conclua analisando o que poderia ter mudado na sua rotina se você sempre tivesse em mãos a previsão do tempo. Dê um título ao seu texto.

2. Leia a manchete a seguir e analise as afirmativas:

EUA confirmam que El Niño chegou, mas tardio e enfraquecido

'Não estão previstos' efeitos generalizados ou grandes do fenômeno. El Niño costuma provocar fortes secas em áreas da América do Sul.

(G1, Natureza – 06 mar. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza>. Acesso em: 16/03/2015).

I. A ocorrência do El Niño em março de 2015, conforme relata a reportagem, é um exemplo de tempo meteorológico, e não de clima.

II. A frase: “El Niño costuma provocar fortes secas em áreas da América do Sul” pode ser considerada como um exemplo do conceito de clima.

III. A previsão acima relatada é do tipo climatológica.

IV. O fato de o El Niño ter chegado “tardio e enfraquecido” aos EUA indica uma ocorrência temporal.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III

b) II e IV

c) II e III

d) I, II e IV

e) II, III e IV

3.Sobre o Aquecimento Global, é correto dizer que:

a) é um evento exclusivamente climático

b) é uma ocorrência exclusivamente temporal atmosférica

c) é um fenômeno climático com efeitos na dinâmica do tempo meteorológico

d) é uma dinâmica meteorológica que podem acarretar efeitos climáticos

e) ocorre em uma escala muito ampla para ser chamado de clima ou de tempo

4. Sobre a relação entre tempo e clima, é correto dizer que:

a) O clima é a sucessão de eventos relacionados com o tempo meteorológico.

b) O tempo é uma consequência única e direta das condições climáticas.

c) As variações do tempo determinam o clima de uma região.

d) A diferença entre tempo e clima está na área espacial de abrangência dos fenômenos.

e) O conceito de “tempo” não existe para a climatologia, que utiliza apenas o termo “clima”.

5. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.

b) Temperatura do ar, pressão, altitude, hidrografia e massas de ar.

c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.

d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

12 views0 comments

Comentários


bottom of page