Aula 1 e 2
• A população brasileira se distribui irregularmente pelo território; a densidade demográfica é maior principalmente em áreas próximas do litoral.
• A partir de 1960, a população brasileira passou a crescer em ritmo mais lento do que no período anterior, pois a taxa de natalidade tem caído mais do que a taxa de mortalidade.
• A análise da esperança de vida e da constituição das pirâmides etárias brasileiras demonstra que o número de crianças e jovens no país está diminuindo e o número de idosos têm aumentado.
• Indicadores sociais são dados estatísticos que revelam algumas características da qualidade de vida da população, como acesso a serviços de saneamento básico, educação e saúde. Alguns indicadores socioeconômicos são: PIB per capita, taxa de analfabetismo, expectativa de vida e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
• No Brasil há grande desigualdade no acesso à educação entre pessoas brancas, pretas e pardas e entre as regiões do país. • A longevidade (expectativa de vida) da população brasileira aumentou nas últimas décadas, mas ainda há grandes diferenças entre a expectativa de vida da população de cada região.
• O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população brasileira cresceu de 0,611 em 1990 para 0,754 em 2015, aumento bastante expressivo.
• A população brasileira é diversa étnica e culturalmente, fruto da miscigenação entre indígenas, africanos e diferentes povos imigrantes. Por razões históricas, a composição da população por cor ou raça é diferente em cada unidade da federação.
• Migração interna é a que ocorre dentro de um mesmo país e pode ser inter-regional ou intra-regional. Migração externa é a mudança do local de residência entre países.
• Parte da população brasileira é composta pelas chamadas comunidades tradicionais: grupos que possuem uma cultura própria e que necessitam de territórios e recursos naturais específicos para sua sobrevivência e atividades diárias. Algumas das comunidades tradicionais brasileiras são as formadas por povos indígenas, quilombolas, caiçaras e ribeirinhos.
Responda:
1. Assinale a alternativa correta sobre a população brasileira.
a) O Brasil é pouco povoado e as maiores concentrações populacionais se dão nas áreas mais interiores.
b) Pouco populoso, o Brasil concentra áreas de maior densidade demográfica no litoral.
c) Apesar de bastante numerosa, a população brasileira encontra-se uniformemente espalhada pelo território nacional, sem grandes concentrações populacionais.
d) O Brasil é um dos países mais populosos do mundo e concentra as maiores densidades demográficas em áreas próximas ao litoral.
2. Considere os dados abaixo e faça o que se pede. Unidade da federação População absoluta em 2017.
Área Piauí 3.219.257 habitantes 251.612 km²
Minas Gerais 21.119.536 habitantes 586.520 km²
Rio Grande do Sul 11.322.895 habitantes 281.731 km²
a) Calcule a densidade demográfica de cada unidade da federação da tabela. Lembre-se de que:
Densidade demográfica =
População Área
· Piauí-
· Minas Gerais-
· Rio Grande do Sul-
b) Qual das unidades da federação da tabela é mais populosa? E qual é a mais povoada?
3. Resolva o item a e, depois, responda às perguntas.
a) Crescimento vegetativo ?
b) O que é a taxa de natalidade?
c) O que é a taxa de mortalidade?
Aula 3 e 4
4. Os dados da tabela abaixo apresentam as taxas anuais de mortalidade infantil no Brasil entre 2010 e 2016. Considerando esses dados, faça o que se pede.
Ano Taxa de mortalidade infantil(óbitos por mil nascidos vivos)
2010 17,2
2011 16,4
2012 15,7
2013 15,0
2014 14,4
2015 13,8
2016 13,3
a) A taxa de mortalidade infantil brasileira apresentou redução ou crescimento entre os anos de 2010 e 2016?
b) O que pode ter ocasionado esse fenômeno no intervalo de tempo analisado?
5. Complete as lacunas da frase para explicar o que é uma pirâmide etária.
A pirâmide etária é um__________ que representa as quantidades de população__________ masculina e feminina por, trazendo dados importantes para o planejamento de __________.
6. Leia a manchete da notícia e marque a alternativa correta.
Pesquisa revela que Brasil ainda tem 12 milhões de analfabetos O levantamento aponta ainda que mais da metade dos brasileiros não tem ensino médio completo e quase 70% dos jovens com mais de 18 anos não estudam.
Repórter Nacional. EBC, 12 dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
a) Os índices mostram que a maior parte dos brasileiros tem acesso à escola, inclusive à universidade.
b) Há poucos analfabetos no Brasil, e praticamente todos os jovens concluem o ensino médio.
c) O analfabetismo no Brasil ainda é alto, e grande parte dos jovens está fora da escola.
d) Os dados mostram uma crescente população universitária.
7. Leia o texto, observe a fotografia e responda às questões. De acordo com o IBGE, em 2015, o município do Rio de Janeiro apresentou um PIB per capita de aproximadamente 50.000 reais, valor consideravelmente alto em comparação com a média nacional para o mesmo período, de 29.323 reais.
Foto aérea da favela da Rocinha, uma das maiores do Brasil, em primeiro plano, e de um bairro de classealta na cidade do Rio de Janeiro (RJ, 2017)
a) O que é o PIB per capita? Como ele é calculado?
b) A fotografia retrata uma paisagem da cidade do Rio de Janeiro na qual se identifica uma característica socioeconômica que não é traduzida pelo valor do PIB per capita do município.
c) Que característica é essa?
8. Complete as lacunas do texto sobre questões socioeconômicas brasileiras.
Elevado - desigualdades - aumentando - 75,8 - educação
O Brasil apresenta grandes_____________ sociais e econômicas.
Nem todos têm acesso à____________ . A expectativa de vida no Brasil é de ________anos (2016). Ela vem ___________nos últimos anos. O IDH do Brasil é considerado __________________(0,754).
Comments