Atividade 8B Geografia 30 á 14/12
1. A luta contra a escravidão nas Américas ocorreu durante todo o período colonial, passando ainda a ser verificada após a independência conseguida das metrópoles europeias. Qual país foi o primeiro a abolir a escravidão em suas fronteiras?
a. EUA.
b. Haiti.
c. Venezuela.
d. Cuba.
e. Brasil.
2. A Independência do Haiti ocorreu em meio a um importante contexto de conflitos sociais que eclodiram no continente europeu, sendo que seus ideais influenciaram intensamente os caminhos tomados pelos revolucionários haitianos. Qual foi o fato que ocorreu na Europa e que influenciou o processo de independência haitiano?
a. Revolução industrial.
b. Revolução Francesa.
c. Unificação Alemã.
d. Movimento ludita.
e. Guerras napoleônicas.
3. Assinale a opção correta a respeito das lutas de independência no Haiti (1791-1804) e nas Treze Colônias Inglesas (EUA - 1776-1783).
a. Ambas promoveram a instalação de governos republicanos e a imediata abolição do trabalho escravo.
b. O ideal federalista conformou a implantação do regime republicano no Haiti e nos EUA no momento imediatamente posterior à independência.
c. As pressões dos grandes proprietários de terras, tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, resultaram na manutenção do trabalho escravo.
d. Diferentemente do que ocorreu nas Treze Colônias, as lutas de independência no Haiti estiveram associadas a uma série de rebeliões escravas que conduziram à abolição da escravidão.
e. Tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, facções da burguesia comercial, na defesa de seus monopólios junto às antigas metrópoles, tentaram impedir a proclamação da independência política.
"Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture, 1801.
4. Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que:
a. como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspirações populares.
b. a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.
c. na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação.
d. o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.
e. a independência do Haiti foi concedida por Napoleão Bonaparte, com base nos princípios liberais.
5. Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:
a) foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética.
b) foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista.
c) foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe.
d) foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e anti-imperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana.
e) foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.
6. Os líderes da Revolução Cubana de 1959 logo se associaram ao comunismo internacional encabeçado pelo bloco soviético no contexto da Guerra Fria. É correto dizer que essa associação resultou em, entre outras coisas:
a) bloqueio econômico da URSS a Cuba.
b) apoio do governo dos Estados Unidos aos revolucionários cubanos.
c) abertura gradual dos Estados Unidos às práticas políticas comunistas.
d) fim do capitalismo na América Central.
e) apoio a outros grupos armados revolucionários da América Latina.
7. O episódio conhecido como “a crise dos mísseis”, de 1962, que pôs em grande risco a paz mundial, resultou da:
a) invasão do território sul-coreano pelo exército da Coreia do Norte, então apoiada pela União Soviética e pela China.
b) intervenção militar realizada pela URSS na Hungria, com a ocupação de Budapeste e a deposição de I. Nagy.
c) descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba.
d) ereção de um muro em Berlim, pelo governo comunista, dividindo fisicamente a cidade e a República Democrática Alemã.
e) ruptura das relações diplomáticas entre a China e a URSS, em razão das acusações de “revisionismo” feitas pelo PCC a dirigentes soviéticos.
8. No contexto do início dos anos 1960, quando a Revolução Cubana soava como uma nova possibilidade de mudança política radical no continente americano, o Brasil teve um momento de aproximação formal com Cuba. Esse momento foi:
a) o fornecimento de armas a Cuba por parte das Forças Armadas Brasileiras.
b) o estabelecimento de acordos revolucionários entre Brasil e Cuba para a formação de uma liga única pelo comunismo na América.
c) a condecoração de Ernesto “Che” Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
d) a participação do Brasil em defesa de Cuba na “Crise dos Mísseis”.
e) a participação de Cuba junto no “Golpe de 1964”.
Komentarze