ATIVIDADES DE GEOGRAFIA – 8ºA - PROF ª LUANA
Semana do dia 26 a 30/05
DEMOGRAFIA E MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Demografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se principalmente de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas.
A população é definida como o número de pessoas que habita um determinado território ou região. Dessa forma, os seus ciclos de crescimento, seu nível médio de renda, sua distribuição, entre outros fatores, são de fundamental importância para a compreensão do funcionamento dos diversos aspectos do espaço social.
Um dos elementos demográficos mais estudados pela Geografia da População e pela Demografia é o índice de crescimento populacional. O crescimento acelerado ou desacelerado das populações é algo constantemente debatido e teorizado por especialistas e teóricos dessas áreas do saber. Precisar com detalhes o funcionamento desse fator é importante para o planejamento de políticas públicas e ações sociais.
Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta. Igualmente, coleta informações socioculturais, econômicas, étnicas, acerca da sociedade como um todo ou de um grupo específico.
No Brasil, o "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)" é o encarregado por coletar e analisar os dados demográficos.
IMIGRAR, EMIGRAR E MIGRAR
Imigrar é o movimento de entrada em um país com intuito de morar nele.. A imigração de venezuelanos no Brasil e em outros países da América Latina é um tema debatido constantemente na mídia. Nesse caso, os venezuelanos são imigrantes no Brasil, pois saíram de seu país em busca de moradia em outra nação.
Já a emigração corresponde ao ato de sair do país. Pegando emprestado o exemplo acima, seria como dizer que os venezuelanos emigraram da Venezuela. Como visto, emigrar e imigrar são antônimos, ou seja, palavras com significados opostos. A emigração acontece de algum lugar e não para um local, e a imigração é para uma localidade.
- Os imigrantes venezuelanos enfrentam o preconceito para viver no Brasil.
- Eles emigraram da Síria em direção a Europa.
- A imigração libanesa no Brasil foi ocasionada pela situação de guerra que os imigrantes vivenciavam.
A migração também está relacionada a saída de uma localidade sem romper os limites de um país. Diz respeito ao movimento migratório das populações rurais para as capitais brasileiras, por exemplo. Elas podem ser permanentes ou temporárias, como é o caso dos trabalhadores que saem da região nordeste para as cidades do sul e sudeste e, após finalizar os serviços, retornam para as suas localidades.
Assista a vídeoaula transmitida no Centro de Mídias SP (aplicativo):
EXERCÍCIO 01: Responda as seguintes questões:
a) O que é demografia?
b) Por que as pessoas migram?
c) Qual a diferença entre migrar, emigrar e imigrar?
d) Você conhece alguém que teve de mudar de cidade, Estado ou país? Porque isso ocorreu?
EXERCÍCIO 02: Analise o gráfico Analise o gráfico de 2015 referente a nacionalidade de imigrantes que chegaram ao Brasil e responda as questões abaixo.
a) Qual nacionalidade mais procura o Brasil? Porque isso ocorre?
b) Qual a diferença entre migração interna e migração externa?
c) É correto afirmar que todos os casos citados no gráfico são migrações internas? Justifique.
Comentários