ATIVIDADES DE GEOGRAFIA – 8ºA - PROF ª LUANA
Semana do dia 18 a 22/05
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Questão inicial: Você já ouviu falar em IDH? Sabe o que significa?
IDH
IDH é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, é uma medida de desenvolvimento de um país, que avalia não só os aspectos econômicos mas também sociais, considerando que não é apenas a economia que mede o avanço de uma população. Utilizado como parâmetro mundial, o IDH permite comparar a qualidade de vida de cada país, identificando o seu desenvolvimento socioeconômico e orientando as possíveis medidas a serem tomadas naquilo que se encontra deficiente.
Todos os anos os países são avaliados, avaliação essa que possibilita a Organização das Nações Unidas (ONU) interferir, por meio da elaboração de políticas de ajuda humanitária, nos territórios que apresentem essa necessidade.
· O que leva em consideração?
O IDH leva em consideração aspectos que estão relacionados à qualidade de vida, sendo três principais:
- Educação: refere-se ao nível de conhecimento da população. Para isso são observadas as taxas de alfabetização, de escolarização e o grau de instrução que se referem à média de anos de estudos de um adulto (a partir dos 25 anos) e à expectativa de anos escolares para cada criança. Esse resultado mostra como as políticas públicas de cada país atuam na educação a fim de promover o acesso à escola e a diminuição da evasão escolar.
- Saúde: refere-se à qualidade de vida. Para isso é observada a esperança de vida ao nascer, levando em consideração o número de mortes precoces condicionadas ao acesso à saúde, no que tange aos tratamentos, medicamentos e vacinas, às causas da mortalidade infantil e também às taxas de violência.
- Renda: refere-se à possibilidade de um nível de vida com dignidade. Para isso é observado o PIB per capita — que é o Produto Interno Bruto dividido pelo número de habitantes da área, indicando o que cada pessoa produziu. Esse é um indicador do padrão de vida de cada pessoa.
· Como é calculado o IDH?
O cálculo do IDH é feito anualmente e trata-se de uma média entre as três dimensões consideradas na análise: renda, saúde e educação, tendo cada dimensão o mesmo peso no cálculo a ser realizado. Para cada uma delas, é criado um índice, que seleciona os valores mínimo e máximo, entre 0 e 1, a fim de chegar-se a uma média.
Assim, chegando-se às médias de cada dimensão, é feita a média entre os três resultados, obtendo-se então no Índice de Desenvolvimento Humano. Quanto mais próximo de 0 o resultado, pior é a qualidade de vida no país. Ou seja, há deficiências na área da saúde, educação e/ou renda. Quanto mais próximo de 1, melhor é a qualidade de vida no país, mostrando que as políticas públicas bem como a economia vão bem.
IDH no Brasil
O IDH brasileiro, segundo o ranking apresentado pela ONU em 2018, é de 0,759, estando na 79º posição entre 189 países, resultado esse classificado como alto desenvolvimento humano. Entre os países da América do Sul, o Brasil apresenta o quinto melhor IDH. Contudo, o país encontra-se estagnado nessa posição há três anos, evidenciando dificuldades tanto econômicas quanto sociais.
Em 2018 o país apresentou melhoras no que tange à saúde e renda e manteve-se estagnado quanto à educação. A média de anos de escolarização do brasileiro é de 7,8 e mantém-se desde 2016. A média de anos escolares esperada para um adulto é de 15,4 anos.
ATIVIDADE: Após a leitura dos textos, responda as seguintes questões:
1) O que é IDH?
2) O que se leva em consideração para calcular o IDH?
3) Pensando na área da educação, quais pontos são analisados para calcular o IDH? E na área da saúde?
4) Qual o IDH do Brasil? Qual a sua posição em comparação com os países da América do Sul?
5) Analise a tabela e responda:
- Cite três países que apresentam o maior índice de IDH.
- Cite três países que apresentam o menor índice de IDH.
Responda: Quais são as características de um país com baixo nível de IDH?
Comments