top of page
  • Writer's pictureEscola Lydia Yvone

GEOGRAFIA PROFª JULIANA 7A/B 03 Á 14/08

Domínios naturais do Brasil


O território brasileiro pode ser regionalizado a partir dos elementos naturais, denominado de Região natural, que corresponde a extensas áreas no qual há concentração de um específico elemento natural. O Brasil, por possuir um território de extensão continental, favorece a formação de distintas formas de vegetações e climas, denominado pelo Geógrafo Aziz Ab’Saber de domínios morfoclimáticos, nesses estão inseridos aspectos do relevo, clima e vegetação, apresentados em diversas paisagens espalhadas pelo Brasil.

Segundo Ab’Saber, o Brasil apresenta os seguintes domínios: Domínio Amazônico


Apresenta-se nas regiões de floresta Amazônica, essa é composta por matas fechadas e densas, formadas por árvores de grande, médio e pequeno porte, classificado em mata de várzea, mata de terra firme e igapó. A diversidade da vegetação é proveniente do clima quente e úmido e elevados índices pluviométricos que ocorrem de forma regular durante grande parte do ano. O relevo apresentado se restringe basicamente à planície e depressões. Domínios da Caatinga


Ocorre no oeste do Nordeste e norte de Minas Gerais, a cobertura vegetal é composta por espécies da flora resistentes à falta de água. O clima é semi-árido, possui como principal característica a longa estiagem e chuvas irregulares no decorrer do ano. As altitudes variam de 200 a 800 metros acima do nível do mar, compostos por duas unidades de relevo: depressões e planaltos. Domínios do Cerrado


Predomina no centro-oeste do Brasil no qual encontra os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a vegetação é composta por árvores tortuosas de pequeno porte, raízes profundas, cascas e folhas grossas, apesar disso, o cerrado demonstra outras variações ou classificações denominadas de subsistemas (cerrado comum, cerradão, campo limpo, campo sujo, subsistema de matas, de veredas e ambientes alagadiços). O clima é o tropical sub-úmido com duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa. O relevo desse domínio é composto por planaltos e chapadas. Domínio dos Mares de Morros


A paisagem é formada por relevo acidentado, ou seja, há uma grande incidência de planaltos, serras e morros que sofreram desgastes erosivos, esse relevo abrange a floresta tropical (Floresta Atlântica), essa, em seu estágio natural, se apresentava desde o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, quanto ao clima é o tropical úmido, as chuvas são regulares e bem distribuídas no decorrer do ano. Domínios das Araucárias


Restringe-se aos estados da Região Sul do Brasil, essa vegetação é encontrada principalmente em planaltos mais elevados. A cobertura vegetal é formada por pinheiro-do-paraná, além da erva-mate e o cedro. O clima predominante é o subtropical, ou seja, uma transição entre o clima tropical e o temperado, com verões quentes e invernos rigorosos, apresenta as menores temperaturas do país e, em determinadas localidades, ocorre precipitação de neve. Domínio das Pradarias


É formado por vegetações (herbáceas) rasteiras e gramíneas, relevo relativamente plano, suavemente ondulado. O clima é o mesmo do Domínio das Araucárias. Faixa de Transição (Pantanal)


Apresenta características variadas, desde aspecto da caatinga até a floresta amazônica, o relevo que predomina são as planícies que se alagam nos períodos chuvosos. O clima desse domínio é o tropical com um período de seca e outro chuvoso.



Mapa dos domínios naturais do Brasil


RESPONDA:


1. Observe o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros:

Mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros



Os números 1 e 2 indicados no mapa representam, respectivamente, os domínios:


a) do semiárido e da mata atlântica

b) da caatinga e dos mares de morro

c) do sertão e das paisagens litorâneas

d) do agreste e da mata tropical

e) do polígono das secas e da zona da mata

2. “Nesse domínio predominam os planaltos antigos, intensamente desgastados e aplainados por processos erosivos, que o caracterizam como um dos domínios brasileiros de formação mais antiga, tanto do ponto de vista geomorfológico quanto biológico. Nele predominam os solos bem desenvolvidos com grau elevado de acidez, que exigem a adoção de métodos corretivos como a calagem para viabilizar a produção agrícola […]”.

(Adaptado de: JOIA, A. L., GOETTEMS, A A. Geografia: leituras e interação. Volume 01. 1º ed. São Paulo: Leya, 2013. p.223).


O domínio morfoclimático brasileiro descrito pelo trecho acima é o:


a) Cerrado

b) Amazônico

c) Pradarias

d) Caatinga

e) Faixas de transição do meio norte


3. A Mata dos Cocais, o Agreste nordestino e o Complexo do Pantanal Mato-grossense, embora se localizem em pontos não complementares do território brasileiro, fazem parte de um mesmo agrupamento morfoclimático, que corresponde à área ocupada pelo domínio:


a) das Pradarias

b) dos Mares de Morros

c) das Faixas de Transição

d) dos Cerrados

e) Amazônico


4. “Analise o mapa a seguir:


Percurso pelos domínios morfoclimáticos entre os pontos A e B

Considerando o trajeto A-B no mapa, um turista que se deslocou de Manaus (AM) até Recife (PE) terá presenciado ao longo de sua viagem vários aspectos singulares que envolvem as inter-relações dos domínios morfoclimáticos brasileiros. A seguir, foram apontados determinados aspectos naturais que abrangem alguns domínios morfoclimáticos brasileiros presenciados pelo turista ao longo do trajeto A-B.


I) Domínio Amazônico, com clima equatorial, floresta equatorial e terras baixas com grande sedimentação.

II) Domínio das Caatingas, com presença de formações cristalinas, de áreas depressivas intermontanas e domínio de clima semiárido.

III) Domínio dos Cerrados, presença de grandes chapadões, solos ácidos e predomínio de clima subtropical.

IV) Domínio das Pradarias, com clima tropical, depressões interplanálticas, denominadas coxilhas subtropicais e vegetação perenifólia.


Está correto apenas o indicado na alternativa


a) I e II.

b) I, II e III.

c) I,II,III e IV.

d) I e IV.

e) III e IV.


5. Segundo a classificação do professor Aziz N. Ab’Saber, existem no Brasil seis principais paisagens Naturais e, entre elas, inúmeras faixas de transição. Analise as proposições sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros.


I – O Domínio Amazônico contém em sua maior extensão terras baixas. A Floresta Amazônica ou latifoliada equatorial é o elemento que mais marca a paisagem.

II – O Domínio da Caatinga é marcado por solos pouco profundos devido às poucas chuvas e ao predomínio do intemperismo físico.

III – O Domínio das Pradarias é um prolongamento, pelo território brasileiro, dos campos ou das pradarias do Uruguai e da Argentina.

IV – O Domínio do Cerrado possui vegetação semelhante às savanas africanas. Os solos do Cerrado são pobres e ácidos.

V – O Domínio das Araucárias possui solos diversificados. Existem manchas com terra roxa de grande fertilidade natural e solos mais ácidos e pobres em minerais básicos. A planta que marca visualmente a paisagem deste domínio é a Araucária.


Assinale a alternativa correta.


A) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

87 views0 comments

Comments


bottom of page