TENDO COMO BASE A AULA DO DIA 12/05/20 VOCÊ IRÁ CONSEGUIR REALIZAR ESSAS ATIVIDADES.
OBS.: REGISTRAR TODO O CONTEÚDO NO CADERNO
Antes de realizar essa atividade é preciso que você leia isso.
Retomando...
O que são habilidades?
Habilidade é a capacidade para fazer alguma coisa, a agilidade para a realização de determinada ação.
Competências é a capacidade de uma pessoa dizer e organizar os seus elementos do C.H.A (conhecimentos, habilidades e atitudes) de forma a alcançar os a organização para que tudo o que deseja ser alcança e os Resultados, PESSOAIS/PROFISSIONAIS que busca para sua REALIZAÇÃO PESSOAL.
Após sua leitura observe a imagem abaixo e registre no seu caderno quais são os conhecimentos necessários que você deve ter e quais habilidades para conseguir desenvolver suas competências.
Obs.: Caso esteja com alguma dificuldade recorra a alguma pessoas mais próxima ou familiar que realmente o (a) conheça.
Atividade 1
Conhecimentos necessários que preciso ter:
Habilidades que tenho:
Competências que quero e posso desenvolver:
Feito sua lista reflita sobre como você está conduzindo sua vida escolar e social, analise se por meio de suas atividades será possível desenvolver suas competências. Não se esqueça de que você é um protagonista da sociedade e precisamos de pessoas determinadas, focadas, responsáveis e com iniciativas para melhorar nossa sociedade.
Atividade 2
Escreva uma narrativa sobre como suas habilidades podem trazer benefícios a nossa sociedade.
Texto Narrativo
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
Estrutura da Narrativa
· Apresentação: também chamada de introdução, nessa parte inicial o autor do texto apresenta os personagens, o local e o tempo em que se desenvolverá a trama.
· Desenvolvimento: aqui grande parte da história é desenvolvida com foco nas ações dos personagens.
· Clímax: parte do desenvolvimento da história, o clímax designa o momento mais emocionante da narrativa.
· Desfecho: também chamada de conclusão, ele é determinado pela parte final da narrativa, onde a partir dos acontecimentos, os conflitos vão sendo desenvolvidos.
Elementos da Narrativa
· Narrador - é aquele que narra a história. Dividem-se em: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.
· Enredo - trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. São classificados em: enredo linear, enredo não linear, enredo psicológico e enredo cronológico.
· Personagens - são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).
· Tempo - está relacionado com a marcação do tempo dentro da narrativa, por exemplo, uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou psicológico.
· Espaço - local (s) onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer num ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.
Tipos de Narrador
Os tipos de narrador, também chamado de foco narrativo, representam a "voz textual" da narração, sendo classifcados em:
· Narrador Personagem - a história é narrada em 1ª pessoa onde o narrador é um personagem e participa das ações.
· Narrador Observador - narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém, não participa da ação.
· Narrador Onisciente - esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens, ela é narrada em 1ª pessoa.
Tipos de Discurso Narrativo
· Discurso Direto - no discurso direto, a própria personagem fala.
· Discurso Indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. Em outras palavras, é narrado em 3ª pessoa uma vez que não aparece a fala da personagem.
· Discurso Indireto Livre - no discurso indireto livre há intervenções do narrador e das falas dos personagens. Nesse caso, funde-se o discurso direto com o indireto.
Para um maior aprofundamento sobre o assunto acesse o link abaixo
Bom estudo!
Comments