top of page
Writer's pictureEscola Lydia Yvone

TECNOLOGIA 8A, 9A/B, 1A/B, 1A/B, 2A, 3A/B PROFª JULIANA 13 á 23/10

ATIVIDADES 7ªA ,9A/B, 1 A/B, 2 A/ 3 A/B TECNOLOGIA 13 Á 23/10


“A tecnologia não é apenas um canal para se comunicar, cuja comunicação traz o significado de ação recíproca que ocorre entre emissor e receptor da mensagem, mas sim faz parte do ato comunicativo, estando integrada a ele. É uma nova maneira de aprender e agir, é construir novos alicerces na forma de comunicar e conhecer. Com isso, a lógica da atual sociedade consolida-se para a lógica das redes”.

FORESTI, A. A era digital: apropriação tecnológica e inclusão digital. Oficina da Net, ago. 2013. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br>. Acesso em: 12 jun. 2015.


1. A integração da tenologia com a construção das sociedades e do espaço geográfico, no momento atual da história, assinala o conceito de:


a) espaço digital

b) espacialidade em rede

c) territórios virtuais

d) meio técnico-científico informacional

e) espaço físico-virtual


“O que os jornais chamam de Era da Informação nada mais é que o atestado de óbito da cultura de massa — um estilo de vida que surgiu com Gutenberg, no século XV, e foi a tônica da Revolução Industrial. Até hoje você foi obrigado a assistir ao mesmo filme que o vizinho, ler o mesmo jornal que outros 200 mil assinantes, comer o mesmo molho de tomate industrializado e usar uma calça jeans do mesmo modelo do seu amigo de trabalho. Esse tempo está chegando ao fim”.

BARREIRA, W. Era da informação: Tudo ao mesmo tempo agora. Superinteressante. n. 84, set. 1994.


2. O texto acima, escrito em 1994, realizava uma previsão acerca dos efeitos da Era da Informação na sociedade atual. Nessa perspectiva, as transformações tecnológicas propiciaram:


a) a concessão total de liberdade ao indivíduo

b) o fim da padronização cultural

c) o aumento da interatividade digital

d) a desregulação da moda

e) o declínio das transformações técnicas


Há muito tempo, o rádio, a televisão e outros meios de comunicação têm levado informações simultâneas a lugares remotos. Mas, por esses meios, somos apenas ouvintes ou telespectadores. A possibilidade de selecionar as informações, no momento e no local desejado, só foi viabilizada com a internet. A integração por meio das redes de informação dá uma nova dimensão ao espaço e cria uma nova forma de agir sobre ele”.

LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.13 (adaptado).


3. A integração das redes de informação e do espaço virtual ao espaço geográfico corrobora para o conceito de:


a) unidade tecnológica

b) ciberespaço

c) espacialidade digital

d) sociointeratividade

e) tecnosfera


4. A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.


Pela Internet

Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleje

[...]

Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar O chefe da milícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabão Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

GILBERTO GIL. Disco Quanta. Warner Music, 1997 (adaptado).

A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:


a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.

b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.

c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.

d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.

e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.


5. Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue o item subsequente. É necessário configurar, na criação de um curso no Moodle, oformato, que se refere à organização dos conteúdos noambiente virtual de aprendizagem.

Certo ( ) Errado ( )

6. No que diz respeito a métodos, técnicas e novas tecnologias aplicadas à educação, julgue o próximo item. O professor está sendo substituído pelas novas tecnologias ,visto que nos últimos anos seu papel perdeu significado diante da incorporação das tecnologias digitais que permitem a presença virtual do aluno na busca do conhecimento.

Certo ( ) Errado ( )

7. “Para que o uso das tecnologias signifique uma transformação educativa, os professores terão que mudar e redesenhar seu papel na escola atual”.

(SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ,Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.36)

.Com base no texto e nos debates sobre o ensino de História e as novas tecnologias, é correto afirmar que:

a) A maioria dos professores ainda não se encontra preparada para o aporte das tecnologias no ensino de História, mesmo com a obrigatoriedade definida nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

b) Os professores devem sensibilizar-se a respeito das mudanças de papéis vinculados à presença das tecnologias na educação. Por isso, eles devem estar dispostos a experimentar novas formas de ensino, a discutir e refletir sobre os resultados.

c) É preciso refletir sobre o que significa ensinar no século XXI, o papel dos professores e das diferentes linguagens para o ensino, considerando que, a linguagem tecnológica ou uso das tecnologias, assume a liderança nas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo país.

d) O computador, por exemplo, pode ser utilizado de maneira criativa pelos alunos, por meio de pesquisas em sites, consulta a arquivos, museus etc, tornando a disciplina de História mais dinâmica. Porém, pouco amplia a consciência histórica dos discentes e a construção de conceitos e visões sobre o mundo, só possível por meio dos manuais didáticos convencionais.

e) A incorporação das tecnologias no âmbito escolar deve ser considerada como parte da estratégia da política educacional para o desenvolvimento do aluno e seus saberes, e independe da formação do professor para trabalhar com as mesmas, pois os próprios alunos do século XXI podem operar os materiais.

6 views0 comments

Comments


bottom of page